terça-feira, 27 de setembro de 2011

Gripe e resfriado na gravidez

Estou passando por uma fase meio complicada...
Desde quinta-feira da semana passada estou com o nariz esquisito, não sinto cheiro nem gosto de nada (e não estou exagerando, quando digo nada, é nada mesmo!), estou espirrando muito.... Para piorar tive conjuntivite no fim de semana, e como se não bastasse tudo isso, ontem amanheci com dor de garganta, daquelas que não conseguir engolir nem a saliva, sabe? Horrível!
Hoje estou me sentindo meio fraca, a cabeça parece fora do eixo, aff!
Ainda bem que até o momento não tenho tido febre, tosse, nem nenhum outro sintoma que preocupe muito.
Li um artigo bem legal no BabyCenter Brasil falando sobre gripes e resfriados na gravidez... achei interessante compartilhar aqui.



Por que agora que estou grávida não paro de ter resfriados?

Seu sistema imunológico fica suprimido durante a gravidez para evitar rejeição ao feto, o que significa que você fica mais vulnerável a infecções como resfriados e gripes. 
Uma dieta saudável que inclua muitas frutas, verduras e legumes ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por conter antioxidantes, como a vitamina C, que auxiliam no combate a infecções. Converse com o obstetra para saber se, no seu caso, é recomendável tomar suplementos vitamínicos. Descanse bastante e procure não se estressar demais. 

Posso tomar remédios durante a gravidez? 
Nunca compre remédios sem antes checar com seu médico se que eles são adequados para gestantes. Muitos deles contêm substâncias que não foram testadas em grávidas e podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê em formação.
Se realmente precisar tomar analgésicos, o paracetamol é seguro (nas doses recomendadas). Evite aspirina porque ela pode afetar o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, assim como, no finalzinho da gestação, alterar o início e a duração do trabalho de parto. Evite ibuprofeno, codeína e outros analgésicos que contenham uma combinação de substâncias. Procure também não tomar doses excessivas de vitamina C -- não ultrapasse os 60 mg por dia. 

Como tratar os resfriados? 
Veja algumas maneiras seguras e naturais para aliviar os sintomas: 
• Mantenha uma dieta equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes, ótimas fontes naturais de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. 
• Tente fazer uma inalação só com soro fisiológico se seu nariz estiver entupido. Se não tiver um inalador, coloque água bem quente em uma bacia, acrescente duas ou três gotas de óleo de eucalipto ou de menta e, com uma toalha cobrindo a cabeça, aproxime o nariz da solução. 
• Para dor de garganta e tosse, prepare um chá com mel e limão. 
• Faça gargarejos com água e sal para ajudar nas infecções de garganta. 
• Descanse o máximo que puder -- o sono ajuda o corpo a se restabelecer. 
• Beba bastante líquido. Os chás são especialmente bons para dar sensação de alívio aos resfriados. Só tenha cuidado para escolher chás de ervas que não contenham cafeína. 
• No caso de sinusite, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de manjerona em um lenço e cheire-o com frequência. 
• Não deixe de mencionar para seu médico se pretende usar remédios homeopáticos. 

Quando devo ir ao médico? 
Converse com o médico que faz seu pré-natal se apresentar uma tosse persistente e um resfriado prolongado, já que eles podem ser sinais de uma infecção secundária, a qual precisará de outro tratamento. 
Devido à ameaça do vírus influenza A/H1N1, procure atendimento médico se tiver febre. Não espere os sintomas piorarem -- fale com um médico nas primeiras 24 horas, de preferência. 

Como posso tratar uma gripe? 
Os sintomas da gripe -- febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e perda de apetite -- podem realmente derrubar você durante a gravidez. Beba bastante água, chá e sucos, especialmente se tiver febre, para evitar uma desidratação. Suco de laranja, rico em vitamina C, ajudará a combater a infecção, e chá de mel com limão vai aliviar a dor de garganta. 
Quando voltar a ter alguma vontade de comer, procure consumir alguma coisa nutritiva, como frutas, torradas de pão integral ou leite. Descanse bastante e não volte ao trabalho até que se sinta completamente recuperada -- o médico pode ajudar, fornecendo os atestados necessários. 
Se estiver demorando para melhorar, vá ao médico para ter certeza de que não há outra infecção. Muitos médicos recomendam que as grávidas tomem a vacina contra a gripe. 

A gripe pode afetar o bebê? 
Não. Mesmo que você esteja se sentindo bem mal, fique tranquila porque o bebê está protegido do vírus dentro do seu útero. No caso de ter febre muito alta, é bom falar com o médico. Assim como nos resfriados comuns, a dose adequada de paracetamol pode ajudar a aliviar os sintomas. Descanse, descanse e descanse. Não volte à rotina enquanto não estiver plenamente recuperada. 

Vou ter que tomar antibióticos. Eles fazem mal ao bebê? 
Há muitos antibióticos que são seguros de se tomar durante a gravidez, mas outros não, então não esqueça de mencionar a qualquer médico que for que você está grávida. 
O uso das penicilinas é seguro na gestação, ao contrário das tetraciclinas, que podem provocar anormalidades fetais no início da gravidez e causar descoloração nos dentes de leite e nos permanentes de seu filho se forem administradas no final.

4 comentários:

  1. Mari será que vc não tá com sinusite misturada com faringite? Nem sempre dá febre...
    Se persistir procura um médico para aliviar logo os sintomas.
    Melhoras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!

    Que dureza hein?! Mas realmente parece que grávidas "atraem" gripes e fortes resfriados!

    Eu fiquei resfriada no primeiro trimestre inteirinho, foi um horror! E agora, há dias tb apresento sintomas... é mesmo o sistema imunológico da gente que fica fragilizado neh?!

    Desejo melhoras!
    Porque além de grávidas, ainda temos nossos pequenos que exigem nossa atenção não é mesmo?!

    Beijão
    E saúde!!!

    Ju

    ResponderExcluir
  3. Mari não deve estar sendo fácil mesmo, pois a gente quer ficar bem na gravidez, com certeza.
    Querida tudo de bom pra vc e melhoras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari não é nada fácil ficar dodoi assim.
    A gente quer estar bem na gravidez.
    Mais vai passar, beijos e força na peruca!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts