quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aconteceu - Primeira febre

Então aconteceu... Ontem Beatriz teve seu primeiro dia (e noite) com febre.
Inicialmente essa febre veio sozinha, desacompanhada de qualquer outro sintoma, mas por precaução o pediatra quis vê-la.
Na consulta tudo normal, garganta e pulmões limpinhos.
Hoje acordou sem febre, mas com o narizinho trancado, super entupido, espirrando. Está difícil para amamentar, ela engasga, vomita... A pequena está manhosa, só quer colo. Sofremos!
Essa época do ano é complicada para os pequenos.


Inverno chega e crianças são as que mais sofrem com as doenças da estação
O inverno chegou e já começa a fazer vítimas. E quem mais sofre são as crianças. Gripes, resfriados, tosses, dores de ouvido, uma série de inflamações causadas por vírus e bactérias que proliferam, principalmente, por ambientes fechados, reduzindo a imunidade, lotando clínicas e unidades de saúde.
Regras básicas podem ajudar a evitar esses males, de acordo com a equipe de especialistas do Centro de Otorrinolaringologia Pediátrica de Curitiba (Copec).
A primeira providência é lavar roupas, edredons e casacos para eliminar ácaros que se acumularam com as roupas de frio.
Dentro de casa e, principalmente nas escolas e creches, deve-se observar com rigor a lavagem das mãos das crianças, evitar os locais de grande aglomeração de pessoas, manter ambientes arejados e, sempre que possível, evitar que crianças com sintomas de doenças respiratórias frequentem a escola antes de serem avaliadas pelo médico. 


As principais doenças da estação 
Respiratórias – resfriado, gripe, rinite, rinussinusite, bronquite. As viroses respiratórias são mais comuns durante o inverno e atingem crianças, pois elas ainda não têm o sistema imunológico totalmente maduro e atuante. Por conta disso, todas elas podem evoluir para casos graves, em alguns casos necessitando de internação hospitalar para o tratamento. 
Alergias - pais de crianças alérgicas devem tomar cuidados redobrados com a saúde dos filhos. O simples contato com o vírus já as coloca em risco para desenvolverem uma crise - independente de estarem ou não com gripe. Investigar o agente causador da alergia e buscar a prevenção pela vacina contra a gripe pode ser uma importante ajuda para evitar problemas futuros, de acordo com os especialistas da COPEC. 
Dor de ouvido (otite) - é uma inflamação da mucosa da orelha média (parte da orelha para dentro da membrana do timpano), dificultando a ventilação deste local e eliminação da secreção nasal por meio da tuba auditiva (que liga o ouvido à parte posterior do nariz) e, dessa forma, causando a multiplicação de bactérias e a formação de pus. 
Na otite média aguda a criança tende a ficar irritada e inquieta pela dor, quando mais velha reclama de dor, apresenta febre e usualmente recusa alimentação. Como a orelha tem relação direta com a nasofaringe (parte da garganta atrás do nariz), as doenças nasais possuem grande relação com o aparecimento da otite, aumentando sua frenquência nos casos de resfriados, gripes e rinites. 
Dor de garganta (amigdalite) - a inflamação das amígdalas muitas vezes pode ser consequência da respiração bucal, o ressecamento da mucosa da garganta pode facilitar a proliferação de bactérias e vírus, bem como reduzir a concentração de anticorpos que são excretados junto com a saliva. A saliva está mais ressecada nas crianças que respiram pela boca, portanto aumenta o índice de infecções. 
Como a respiração nasal está mais prejudicada nesta época de frio, há um aumento dos casos de faringites e amigdalites. O tratamento deve sempre ser feito pelo médico, que orientará o uso de antibióticos somente quando necessário.

3 comentários:

  1. Ain, que dó!!!
    Que ela fique logo boazinha!!!
    E, Mari, como ela tá linda!

    Há muito tempo que não passo por aqui! Estou voltando aos poucos...

    Beijos e melhoras!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!

    Que linda é a sua Beatriz!!! Menina, ainda não conhecia! Nossa, mas é uma gracinha mesmo!!! Espero que ela melhore logo! Quando ficam assim, eles querem só colinho mesmo!

    Nem me fale nessa estação do ano... como sofrem os pequenos mesmo! Miguel sara de uma tosse, pega outra. Um horror! Parece até que o estado natural dele é estar com tosse encatarrada e dormir mal por conta dela :(

    Beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Como a Beatriz está linda e grande!
    Espero que já tenha melhorado.
    Beijos*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts