terça-feira, 6 de abril de 2010

Difícil decisão - A primeira escola


Venho a algum tempo adiando o momento de colocar o Pedro em uma escola.
Primeiro porque como muitos dos que nos acompanham aqui no Mundo do Pedro devem saber, que eu não trabalho fora, então posso me dedicar integralmente ao filhote. Depois porque valorizo demais os primeiros anos do bebê, o vínculo com a mãe...
Mas aos poucos eu e o Tiago temos percebido que só nós dois não temos satisfeito todas as necessidades do Pedro. Suas necessidades de descobertas, exploração do mundo, contato com outras crianças, a exigência de mais espaço, de brincadeiras novas.
Porém, meu sentimento de mãe, até o momento me impedia de colocá-lo na escola... Só de pensar caia no choro. É uma grande ambivalência. Se por um lado meu desejo é o de cuidar do Pedro, de protegê-lo, por outro sinto que ele precisa ganhar asas, conhecer outros mundinhos.
Pedro é MUITO inteligente, até demais para sua idade. Mas conforme conversamos com seu pediatra, de que adianta a inteligência intelectual, se ela não vier acompanhada da inteligência emocional, social.
Sei que a escola será uma oportunidade para o Pedro se desenvolver intelectual e emocionalmente, enfrentar as dificuldades “sozinho”, começando a lidar com outras crianças e adultos que não eu e o Tiago. Sei também que somente através da falta da mãe, e da necessidade da criança sair em busca de suas necessidades, por seu próprio esforço, é que se dará seu desenvolvimento emocional.

Enfim, amanhã Pedrinho sua adaptação na educação infantil. Escolhemos um ótimo colégio. Visitamos o colégio na semana passada e Pedrinho adorou! Só fala do colégio Marista, das crianças... Lindo!
Minha maior preocupação nesse momento é o soninho sagrado da tarde. Pedro costuma tirar uma longa sonequinha de quase 3 horas após o almoço. A coordenadora nos disse que quando necessário, colocam as crianças para tirar um cochilo, mas isso depende da criança. Vamos ver como o Pedrinho irá se adaptar a nova rotina.
Esperamos que de tudo certo!
Volto amanhã para contar as novidades.

10 comentários:

  1. A minha maior preocupação quanto a escola são as viroses, porque o resto esses menininhos sapecas de hoje tiram de letra!!! Que tudo dê certo, que seja plena a adaptação. Um beijo. Carol.

    ResponderExcluir
  2. Se seu coração tá sentindo que ele tá precisando tudo será tranquilo vc vai ver.

    Mari no meu blog não tá atualizando seu feed. Já deletei e coloquei de novo mas não funciona. Mas alguém reclamou com vc sobre isso?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mariana, pretendo seguir o mesmo calendário que vc. Qdo a Yasmin completar 2 anos, vou passar por esse processo.
    Nesse mês começaremos uma atividade, juntas, duas vezes na semana. Busco uma transição para o momento da escolinha.
    O que levou em consideração na hora da escolha?
    bjus
    verdadesdemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte nessa nova fase!!
    Vai dar tudo certo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! quanto tempo,como vão? menina, isso e msm uma decisão importante..tb fiquei numa expectativa danada na 1 diad e aula do meu pequeno!! graças a deus deus td certo,amei a escola... mas depois troquei ele, me arrependi..nesse ano ele voltou d enovo p a escolinha que ele estudou pela primeira vez!! acompanhe td de perto, não fique c vergonha, pergunte mesmo!!! uma da scoisas q me fez trocar o Enzo de escola foi justamente isso, a outra escolinha não dava essa abertura para os pais,sei lá..parecia que não eramos bem vindo0s!!! enquanto a outra, pelo contrario,sempre desejava os pais por perto!!!! vai dar td certo, relaxe!!! boa sorte e venhsa depois nos contar como foi!!bj e bom domingo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi tomara que ele se acostume sim, olha eu não coloco a Alice à tarde pois ela tbm dorme seu sono sagrado depois o almoço, e tbm ao acordar está com amente mais desperta, ativa né? Mas pra aprender sem relevar esses fatos , se aprende em qualquer tempo e momento basta disposiçaõe incentivo, bjs e voitei em vc.

    ResponderExcluir
  7. 4 votinhos pra vc hoje. bjs e já estou classificada pra segund afase graças aos amigos, espero contar cv na segunda e conte comigo tb . bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    ah que graça o Pedro na escola. A Manu vai só ano que vem. Mas sabe, eu acho q é muit mais difícil pra nós do que pra eles! rs
    bjoks

    ResponderExcluir
  9. Mari...

    Eu imaginei em colocar o Yuri na escola com 3 anos que seria somente no ano que vem, porem a minha mãe que cuida dele ficou doente, então decidimos coloca-lo nesse ano. Você pode ver no meu blog que foi um pouquinho dificil a adaptação dele, mais fui firme e hoje confesso que legal foi a nossa escolha. O Yuri nesses 3 meses de escola esta tendo um desenvolvimento incrivel, ele esta com 2 anos e 6 meses e ja esta conhecendo as inciais dos nomes dos seu amiguinhos, estou encantando com tudo que esta acontecendo. E muito legal eles terem amigos, o Yuri estuda em uma escola metodista, então todos os dias eles tem motivos de orações para orarem, e lindo ver ele orando a noite pelos seus amigos. Então fique tranquila que tudo ira dar certo.

    beijos

    Aline mamãe do Yuri

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que quando for o Miguel também vou querer adiar o maximo que puder,sinto um medo que não sei de onde vem. E se ele chorar,eu vou chorar também, e se ele se machucar eu acho que não vou deixar mais ele ir.hehehe
    Já sei que eu vou dar trabalho pro meu filho.heheh
    Beijão...
    Carla e Miguel

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts