sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Terror noturno

Pedrinho ultimamente tem acordado durante a madrugada, chorando, com cara de assustado, agarrando-se a mim, tremendo. Acredito que esteja tendo "terrores noturnos".

O que é terror noturno?
Os terrores noturnos acontecem com pelo menos 5 por cento de todas as crianças, e podem começar já aos 9 meses de idade. São um transtorno do sono misterioso, que ocorrem quando a criança está numa fase em que dorme profundamente, mas não sonha.
Durante uma crise de terror noturno, a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama e se debater. Mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos ou até mais de meia hora, e, depois que passa, a criança volta a dormir. No dia seguinte, não vai lembrar de nada.

Mas isso não é um pesadelo?
Os pesadelos ocorrem durante a fase do sono conhecida como REM (movimento rápido dos olhos), que é quando as pessoas sonham. Depois de um pesadelo, a criança tem idéia do motivo de estar assustada, e depois dos 2 anos começa a explicar o sonho.
Outra coisa que acontece com os pesadelos é que a criança pode ficar com medo de voltar a dormir, e no dia seguinte consegue se lembrar de que teve um sonho ruim.

3 comentários:

  1. Oi Mari!!
    A Clara tem esse distúrbio do sono!
    Há meses ela acorda aos berros, muitissimo assustada e só volta adormir se eu estiver cmo ela no colo. Mas já ffaz algumas semanas que não acontece, espero qeu ela tenha aprendido a lidar com os pesadelos dificeis.
    Beijocass
    Ju ew Clara

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário!Parabéns pelo filhote ele é lindo !E que olhos hein? Estou a crer que a Samantha tem terror noturno ,mas não sei bem o que fazer .Já vi ela falando enquanto dorme , ás vezes até grita , me levanto pensando que ela tá acordada ,mas , pra meu espanto tá dormindo. Quando ela acorda aos gritos geralmente a encontro sentada , se tento pegá-la ela me repele , espero o choro mudar de pavor para o de solicitação ,não sei explicar direito só sei que sei a diferença .Parece outra criança .

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse negócio de terror noturno é um pouco assustador... Ainda bem que nossos pequeninos não se lembram de nada no dia seguinte...
    Pedrinho agora está bem melhor e os terrores estão acontecendo cada vez menos.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts