quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Agora é oficial - o dentinho chegou!

Após meses de expectativas, babas, irritação, tentativas desesperadas de comer a mão ou qualquer coisa que encontrasse pela frente, finalmente o primeiro dentinho do Pedro nasceu!
E como quase tudo relacionado ao Pedro, veio de forma tranquila, quase sem perceber…

OLHA O DENTINHO AQUI…
Nascimento dos dentes
O aparecimento dos dentes não é um daqueles marcos que acontecem de uma só vez. A mudança do sorriso desdentado para uma boca cheia de dentinhos é um rito de passagem que pode se estender pelos três primeiros anos de vida do seu filho.
A história começa dentro do útero. Durante a gravidez, o bebê adquiriu os chamados botões dentários, as fundações dos dentes-de-leite (ou dentes decíduos, no termo técnico). Esses botões começam a romper a superfície da gengiva em algum momento entre os 3 e os 12 meses. O mais comum é o primeiro dentinho — um sinal inegável de que seu bebê está crescendo — por volta dos 6 meses, que é também o momento em que a dieta dele passa a incluir alimentos sólidos. Quando tiver 3 anos, a criança terá a boca cheia de dentes, e já poderá escová-los sozinho (com um pouco de ajuda) — um passo importante no caminho para assumir seus cuidados pessoais.

Quando acontece
Talvez você não saiba, mas um em cada 2.000 bebês já nasce com um dente — ou até dois! Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano. Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes-de-leite.



Como acontece
Para muitos bebês (e seus pais), a chegada do primeiro dentinho não é lá muito divertida. Pode ser um processo longo e exaustivo. Os primeiros sintomas — entre eles muita babação e uma boa dose de dor — começam um mês ou dois antes do grande evento. Isso pode representar noites e noites em claro consolando a criança. Para aliviar o sofrimento, seu bebê pode começar a morder, mas não por hostilidade. Para melhorar o incômodo, você pode dar a ele alguma coisa para morder, como mordedores ou coisas geladas, ou massagear a gengiva dele com seu dedo.
As gengivas também podem ficar inchadas quando os dentes vão romper, e as bochechas do seu filho parecerão um pouco maiores. Embora os especialistas afirmem categoricamente que o nascimento dos dentes não causa febre nem diarréia, a maioria dos pais diz observar esse tipo de sintoma. Como nessa fase também são comuns resfriados, gripes ou desarranjos intestinais, é melhor ficar de olho nos sintomas e levar a criança ao médico se ela não melhorar.
Para os mais sortudos (que não são tão poucos assim, felizmente), o nascimento dos dentes pode ser uma experiência quase indolor. Mas não deixa de ser uma transformação radical: numa semana seu neném tem um sorrisão desdentado, e na seguinte o branquinho já desponta na gengiva. Comemore o primeiro dentinho tirando muitas fotos, e anote a data do aparecimento como recordação.
A partir daí, os dentes vão surgindo um atrás do outro: primeiro os dois incisivos centrais de baixo, depois os dois de cima, em seguida os que ficam ao lado, e dali para o fundo. O desenvolvimento dos dentes é hereditário, por isso se você teve dentes cedo é provável que a mesma coisa aconteça com seu filho.

Pedro e Aggi

O Pedro adora o Aggi. Foi um amor instantâneo. Pedro tem paixão pelo Aggi e fica fascinado com ele. O Aggi é um cachorrinho tranquilo, e está começando a se aproximar bastante do Pedro. Ainda tem um pouquinho de receio, porque ele, com aquelas mãozinhas fofas, adora puxar seus pelos.
Não poderia haver combinação mais feliz: Pedro e Aggi. Como é lindo ver a criança interagindo com um animal. Ambos, criança e animal, têm uma pureza que emociona, porisso, pra mim, é a combinação perfeita, é um aprendizado para a vida no que diz respeito à Natureza e aos animais: convivência, amor, brincadeiras, carinho e sensibilidade!

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante"
(Albert Schweitzer)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Já sou quase um gatinho!

Isso mesmo, o Pedro está ensaiando para engatinhar.
Começou no sábado, na casa do tio Junior…
Ele debruça para frente e se joga… Fica com a perninha em uma posição inexplicavel, mas juro que parece um gatinho… rss

Engatinhar
O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar, e é o primeiro modo de se locomover por conta própria. O jeito tradicional de engatinhar exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás. Em seguida, ela vai descobrir como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré.

Quando acontece
A maioria dos bebês aprende a engatinhar entre os 6 e os 10 meses. Mas há crianças que nem chegam a engatinhar: preferem rolar, "minhocar" com a barriga no chão, arrastar-se sentadas ou passar direto para ficar de pé com apoio e andar. O que interessa é sair do lugar, não importa como.

Como acontece
O bebê normalmente começa a engatinhar depois que já consegue ficar sentado sem apoio com facilidade, coisa que na maior parte dos casos acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Nessa etapa, a criança consegue sustentar a cabeça para observar o ambiente à sua volta, e os braços, pernas e músculos das costas são fortes o suficiente para impedir que ela caia no chão quando ficar de quatro.
Ao longo dos meses seguintes, seu bebê vai aprendendo aos poucos a passar da posição sentada para a de quatro, e logo percebe que dá para se balançar assim, desde que esteja com os braços esticados e o tronco paralelo ao chão.
Em algum momento, em geral perto dos 9 ou 10 meses, ele se dá conta de que se mexer o joelho vai conseguir o impulso necessário para sair do lugar. Conforme vai se aperfeiçoando na técnica, aprende a fazer o caminho contrário e passar da posição de engatinhar para a posição sentada. Também vai dominar a arte de engatinhar com o chamado padrão cruzado: avançar ao mesmo tempo com o braço de um lado e a perna do outro, em vez de usar os dois membros do mesmo lado. Depois disso, é só uma questão de prática — até 1 ano de idade, a criança costuma ser uma excelente engatinhadora.
Se seu bebê engatinha de marcha a ré, ou pula como um sapinho (apoiado no bumbum e com uma perna para a frente, dando pequenos saltos), parece uma minhoca pela casa ou simplesmente não quer nem saber de engatinhar, só de andar, não esquente a cabeça. Desde que ele esteja se locomovendo, não importa a maneira, não há com o que se preocupar.

Mamadeira

Olá pessoal!
Finalmente apareci (após 2 semanas) para atualizar as notícias sobre o Pedrinho.
Como sempre ele está muito lindo e também muito levado… aprontando todas…
Essa semana iniciei uma nova novela em nossas vidas… O DESMAME!
Isso mesmo, comecei (pelo menos estou tentando) a desmamar o Pe… Não está nada fácil, mas sou persistente!
Comecei a introduzir a mamadeira com Nestogeno 2 no sábado de manhã e…. ele tomou uns 30ml. Depois recusou e não tomou mais nada o dia todo.
No domingo e na segunda ele não aceitou… só colocava a mamadeira na boca pra morder… rss
Hoje, após várias tentativas ele aceitou 10ml de manhã e 40ml à tarde… parece pouco? Eu acho que não!
Ele conseguiu até mesmo dormir tomando a mamadeira…. coitadinho!
Vamos ver como será à noite…

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Arrumando as malas

Amanhã iremos para Americana, visitar os avós, tios, primas, e os padrinhos do Pedro, é claro!
Toda vez que estamos nos preparando para irmos pra lá, fico muito ansiosa e feliz!
O único probleminha dessas viagens é a arrumação das malas, pois eu fico enlouquecida pensando no que eu levo, e o que não levo… Roupas de frio ou calor? Será que estou exagerando? Se bem que eu acho que se tratando de criança é melhor exagerar, do que depois faltar alguma coisa!
Se antes do Pedro eu já carregava a casa, imaginem só agora…
O pior é que tenho que arrumar a mala do Pe, a minha, do Ti e ainda a do Aggi… ufaaa!
Vou começar hoje a arrumar tudo… Quem sabe desta vez eu não esqueço nada… rss

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Amo muito tudo isso!

* Papai
* Aggi
* Cocoricó
* Colinho gostoso
* Danoninho
* Ameixa
* Suco de uva
* Uva
* Ficar sem roupa
* Banho
* Doki ( discovery kids)
* Mucilon
* Papa da mamãe
* Andar de carro
* e principalmente A MAMÃE!

Soninho

Esta noite o Pedro, pela primeira vez, dormiu das 23h30 às 06h00.
Vocês acreditam? Nem eu acreditei..
Na verdade, acho que ele não dormia direto porque tinha fome, já que o meu leite somente, já não sustenta tanto.
Daí as acordadinhas de três em três horas pra mamar.
Ontem ele jantou super bem. Depois do jantar, mamou bastante…
Às 22h dormiu e acordou às 23h pra mamar novamente…
E finalmente às 23h30 dormiu profundamente até amanhecer.
Acordou às 6h, mamou e dormiu até às 9h15.
Não vou contar vitória antes da hora. Veremos como será a noite de hoje…mas que estou cheia de esperanças, isso não posso negar!
Soninho do bebê de 4 a 8 meses
- O sono do bebê se torna mais como o do adulto, com período inicial de não-REM
- A maoria acorda entre 7 da manhã, mas geralmente entre 6-8.
- Se o bebê acordar antes das 6 é bom colocar para dormir após mamar e trocar a fralda
- Não é possível mudar a hora que o bebê acorda de manhã colocando-o para dormir mais tarde
- Comidas sólidas antes de dormir tambem não resultam em acordar mais tarde
- O período acordado de manhã deve ser de cerca de 2 horas para bebê de 4 meses e 3 horas para bebês de 8 meses
- Então a soneca da manhã é por volta das 9 horas para a maioria
- Tenha um período tranqüilo e quieto, parte da rotina de dormir, com duração máxima de 30 minutos. Essa rotina deve começar 30 minutos ANTES do fim do período que o bebê fica acordado
- Um soneca só é restauradora se é de 1 hora ou mais, algumas vezes 40-45 minutos conta, mas 1 hora ou mais é o ideal
- Conte com outra soneca após 2-3 horas acordado
- Evite mini-sonecas no carro ou parque
- Não deixe o bebê tirar uma sonequinha para compensar uma soneca perdida
- Se o bebê tira a soneca quando deveria estar acordado, bagunça a rotina acordado/dormindo
- A Segunda soneca é geralmente entre meio-dia e 2 da tarde (antes das 3)
- Deve durar 1-2 horas
- Uma terceira soneca poderá ou não ocorrer, se ocorrer será entre 3-5 da tarde e geralmente bem rápida
- A terceira soneca desaparece por volta dos 9 meses de idade
- A hora de dormir ideal é entre 6-8 da noite, decida pelo quanto a criança está cansada
- Empregue uma rotina antes da cama com a mesma seqüência de eventos toda noite, assim a criança começará a predizer o que vem a seguir, ou seja, o sono
- A criança poderá acordar de 4-6 horas depois para mamar, algumas estarão com fome mas outras vão dormir direto, depende do indivíduo
- Uma Segunda mamada podera’ ocorrer por volta de 4-5 da madrugada.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Agora com sete meses eu…

- Levo tudo à boca;
- Olho quando sou chamado;
- Fico sentado;
- Balbucio sem parar, fico repetindo meus sons incansávelmente;
- Gosto de brincar de esconder;
- Estico os bracinhos para pedir colo;
- Grito muito, mais muito alto;
- Dou gargalhadas;
- Estou ensaiando para engatinhar, mas ainda não consegui;
- Adoro comer pedaços de frutas segurando sozinho;
- Quando ouço algum som que não conheço, me assusto e sinto medo;
- Já estou tentando fugir do meu bercinho rss
- Gosto muito da hora do banho;
- Amo brincar com água!

A fuga do Pedrinho


Pois é…
Ninguém segura este bebê…
Como já havia dito em outro post, o Pedro está virando e revirando como nunca.
Até no bercinho ele está aprontando.
Ontem estava fazendo ele dormir e notei que virava, rodava e tentava escalar as grades do berço…
Isso mesmo, estava tentando fugir!
Fiquei tão preocupada que chamei o Ti e pedi que descesse o nível do berço. Como já estava tarde, deixamos para hoje…
Mas e o Pedrinho?
Foi dormir com a gente na nossa cama!

domingo, 12 de outubro de 2008

Dia das crianças

Hoje é o primeiro dia das crianças do Pedrinho, e confesso que nunca me senti tão criança em toda minha vida!
Nunca olhei tão atentamente as prateleiras de brinquedos das lojas, nunca estive tão por dentro das marcas e modelos de brinquedos.
Nunca vi tanto desenho na tv e tão pouco me imaginei algum dia na vida assistindo a Turma do Cocoricó e cantarolando as musiquinhas.
Ah, ser mãe é voltar um pouco a ser criança, aliás, muito!
Nunca fui tão boba, nunca me joguei no sofá para ficar brincando com um bebê.
Nunca ri tanto com as risadas de um bebê e nunca me diverti tanto com suas travessuras.
Adoro ficar horas em lojas de bebês, acho o máximo brincar de "cadê o Pedro? Achou!".
Eu que sempre fui fã desse mundo infantil, comecei a embarcar ainda mais no mundo do faz de conta…
Comecei a perceber que eu não sabia nada sobre ser mãe, e ainda não sei, pois o Pedro me mostra a cada dia algo diferente, me mostra um mundo cada vez mais colorido, cada vez mais divertido, cada vez mais surpreendente e delicioso… e definitivamente, descobri que o momento mais feliz da minha vida, foi quando descobri que teria vários momentos assim com o Pedrinho.

sábado, 11 de outubro de 2008

Sete meses maravilhosos

Isso porque ele é meu, porque ele é único, porque ele é lindo, porque ele é bonzinho, porque ele tem uma personalidade maravilhosa.
Isso porque eu estou perdidamente apaixonada.
Isso porque a vida se transformou depois que ele nasceu.
Isso porque o trabalho duplicou mas a felicidade quadruplicou.
Por causa dele, sou uma leoa.
Por causa dele me esforço pra ser uma mulher melhor, uma pessoa melhor e uma mãe melhor…dia após dia.
Hoje sou mais paciente, mais tolerante, relevo mais as coisas, enxergo tudo por outros angulos - sempre melhores, vejo o mundo com cores diferentes.
Isso tudo por causa dele.
Você tem uma risada encantadora, um humor fascinante e quando fica bravo, solta um "rugido de leão" ARRRRGH…rs.
Filho, você é tudo!

Papinha

Não sei o que aconteceu…
Se dr. Alberto é algum bruxo, ou sei lá…
Mas no dia sequinte a consulta onde falamos sobre a alimentação do Pedro ele começou a comer de tudo…
Doce, salgado, em forma de papa, e até mesmo pedacinhos (que ele odiava) …. e ainda abre o bocão!
Estou muito feliz!
E como consequencia, ele passou a dormir melhor, já que está se alimentanto bem na hora do jantar.
Viva, viva, viva!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

BELÍSSIMO!

Recebi este texto lindíssimo, e infelizmente a autoria é desconhecida. A pessoa conseguiu descrever EXATAMENTE o que uma mãe sente pelos seus filhos!

"Nós estamos sentadas almoçando quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em ‘começar uma família’.
‘Nós estamos fazendo uma pesquisa’, ela diz, meio de brincadeira.
Você acha que eu deveria ter um bebê?
‘Vai mudar a sua vida,’ eu digo, cuidadosamente mantendo meu tom neutro.
‘Eu sei,’ ela diz, ‘nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas.. .’
Mas não foi nada disso que eu quis dizer.
Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela.
Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos.
Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.
Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar ‘E se tivesse sido o MEU filho?’
Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho morrer.
Olho para suas unhas com a manicure impecável, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzí-la ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de ‘Mãe!’ fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.
Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia ela entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem.
Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino no McDonald’s se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro.
Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe.
Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma.
Que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida — não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles.
Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou estrias se tornarão medalhas de honra.
O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar talco num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.
Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.
Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporariamente insana quando eu discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro de meus filhos.
Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta.
Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro pela primeira vez. Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer.
O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.
‘Você jamais se arrependerá’, digo finalmente.
Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados.
Este presente abençoado de Deus… que é ser Mãe."

Quase sete meses…

Tem tanta coisa acontecendo…
O Pedrinho está fazendo muitos progressos. Ele continua a nos surpreender com a velocidade em que aprende coisas novas de um dia para o outro.
Dias atrás começou a rolar e colocar-se de barriga para baixo. Agora já está rolando como ninguém… dá uma, duas, três voltas sem parar… E como se não bastasse, apoia-se nas mãos, com os braços esticados… o danadinho já está se arrastando, tentando engatinhar.
Está ficando sentado com a maior facilidade, e agora não quer ficar mais deitado… Mal acorda e já quer se levantar, o que já está quase conseguindo fazer sozinho. Já força o pescocinho e a coluna pra frente…
Também descobriu seu pé e está adorando! Fica puxando, olhando, chupando os dedos…
Fora essas maravilhas, o de sempre: as dúvidas e frustrações na hora do "SONO".
As dúvidas:
- Será que hoje ele dorme a noite toda?
- pelo menos da meia-noite até às seis horas ininterruptamente;
- Quantas vezes ele irá acordar essa noite?
- Será que ele está se alimentando direito à noite?
- Será que ele vai acordar gritando hoje?
Outra grande luta é a papinha salgada. No começo ele comia sem problemas, mas agora só aceita papinhas doces. Tento insistir o mais que consigo. Dr. Alberto disse que no tempo dele ele começará a comer mais e melhor, então vamos esperar.
O mais frustante é preparar a papinha com todo carinho e depois disso ele recusa-se a comer.
Parece piada, mas ontem, um dia depois da nossa conversa com o pediatra ele comeu bem melhor. Agora vamos ver as próximas refeições…

Vacinas

Mais um mês, mais vacinas.
Coitado do Pedrinho. Ainda não conseguiu passar mês nenhum sem ser picado.
Na terça, após o pediatra, o levamos pra tomar as vacinas dos 6 meses. Chorou mais do que as outras vezes (também, com aquela agulha grossa), e só se acalmou com aquele palitinho de plástico docinho…
O bebê não teve reação alguma…
A reação maior é no bolso do pai (que vacininha cara).

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Visita ao pediatra

Ontem fomos ao pediatra do Pedrinho, o doutor Alberto.
Posso dizer que esta foi nossa melhor consulta até hoje. Ele foi muito atencioso e esclarecedor.
Quanto ao Pedrinho, nosso mocinho deu um exemplo de bom comportamento. Ficou o tempo todo tocando um piano de mesa e sorrindo para o dr. Alberto enquanto ele falava com a mamãe. Durante os exames tentou pegar o estetoscópio e levar à boca, se levantar… Contrariando a todos nós (mamãe, papai e doutor) não chorou nenhuma vez.
Ele está muito está grandão, pesando 9000 g. e medindo 69,5 cm.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Dadai - intencional ou não?

Dadai!
Dadai!
Esse som aos nossos ouvidos (mamãe e papai) é bem parecido com "papai"…
Isso mesmo! PAPAI…
Quem se importa se é intencional ou não?
O importante é que toda vez que o Pedro vê o Ti ele fala Dadai….

sábado, 4 de outubro de 2008

Hora do banho, que hora tão feliz!

Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh…
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava até…
Meu pé
Meu querido pé
Que me agüenta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pescoço
Meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi
Oh…
La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum… Ainda não acabou não
Vem cá vem… vem
Uma enxugadinha aqui
Uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!

Pedrinho grandão


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ô fada do dente!



Ontem a vovó Zeli perguntou do dentinho do Pedro…
Até agora nada… faz tempo que nosso bebezinho chora, reclama, a gengiva incha, desincha e nada…
Ô fada do dente, coopera aí!
Se bem que como podemos resistir a um sorriso careca (ainda mais lambuzado de danoninho)?
Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts