Semana passada Pedrinho ficou doentinho, com uma febre que durou 3 dias. Felizmente não surgiram outros sintomas e a febre foi embora.
Agora é a vez da Beatriz me deixar preocupada. Está com um resfriado faz dias... Ontem levei ao pediatra que examinou e disse não ter motivos para preocupação. Estaria tudo bem se não fosse pelo surgimento dela, a febre. Desde a madrugada Bia está febril, chegando a 38.6º graus. Hoje amanheceu "amuadinha". Agora só me resta cuidar, dar muito carinho e observar se aparece mais algum sintoma.
Seu bebê está doente? Saiba quando procurar ajuda médica
Quando seu bebê fica doente, não há razões para pânico. Saiba o momento em que se deve procurar ajuda médica e quando procurar cuidados de emergência para seu bebê.
Todo pai quer que seu filho seja saudável, porém infecções e febres são inevitáveis. Mesmo pais experientes têm muitas dúvidas em distinguir uma simples doença de um problema mais sério. É neste momento que se procura um médico ou um serviço de emergência.
Quando procurar o médico de seu bebê?
Uma doença ocasional usualmente não traz maiores preocupações sobre a saúde de seu filho, porém, às vezes, é melhor procurar seu médico. Procure por estes sinais e sintomas:
- Alterações no apetite: se seu bebê recusa alimentar-se continuamente ou come muito pouco.
- Alterações do humor: se o bebê fica apático, ou com uma dificuldade incomum para acordar, procure auxílio médico imediatamente. Faça o médico saber se a criança encontra-se persistentemente irritado ou um choro que nunca acaba.
- Alteração no umbigo ou pênis: se o umbigo ou o pênis do bebê de repente fica vermelho, ou começa a sair qualquer secreção ou sangue.
- Febre: febres moderadas são comuns e usualmente inofensivas, mas fique de olho no termômetro. Se seu bebê tem menos de 3 meses, procure SEMPRE o médico. Se tem mais de 3 meses e apresenta uma temperatura corporal inferior a 38,9°C, faça repouso e ofereça bastante líquidos. Chame o médico se seu bebê parece estar irritado, apático ou desconfortável. Se a febre for igual ou superior a 38,9°C dê a ele seu remédio para baixar a febre. Chame o médico se a febre não responder ao medicamento ou se persistir por mais de um dia.
- Diarréia: contate o pediatra se as fezes do bebê forem líquidas e frequentes.
- Vômitos: Regurgitações ocasionais são normais. Procure o médico se o bebê vomitar tudo o que ingerir, inclusive medicações anti-vômitos. Bebês e idosos entram rapidamente em desidratação, condição séria que deve ser tratada imediatamente.
- Desidratação: se a fralda não molha por seis horas ou mais ou se a “moleira” parece estar deprimida (ou rebaixada), seu bebê pode estar desidratado. Chorar sem lágrimas ou boca seca, sem salivação também são sinais de perigo. Procure por socorro imediatamente.
- Constipação: se a frequência com que o intestino da criança funciona reduz, tornando isto um problema.
- Problemas na orelha: se seu bebê não responder normalmente aos sons ou apresentar uma secreção drenando de suas orelhas.
- Pele avermelhada: se a pele da criança ficar coberta por áreas (ou placas) avermelhadas, se a pele aparenta infectada ou se de repente desenvolver urticária, especialmente se acompanhada por febre.
- Resfriados: se o bebê tem um resfriado que atrapalha sua respiração, produz congestão nasal, coriza amarelada, esverdeada ou amarronzada, ou acompanhada por tosse persistente.
- Secreção ocular: se um ou os dois olhos ficam róseos, vermelhos ou com uma secreção amarelada.
Se você estiver atento (a) aos sinais e sintomas acima descritos e mesmo assim tem dúvida: confie em seus instintos. Se pensar em ligar para o médico; não tenha dúvida. Ligue!
Quando procurar um serviço de emergência?
Procure em casos de:
• Sangramentos que não cessam
• Envenenamento
• Problemas respiratórios
• Traumatismos cranianos
• Ataque epiléptico
• Não responder a estímulos
• Cortes ou queimaduras extensas
• Sangue na urina, nas fezes ou diarréia persistente
• Dor persistente ou que aumenta de forma gradativa ou súbita
• Pele ou lábios que pareçam azuis, roxos ou cinzas.
Durante o atendimento médico esteja pronto para responder questões sobre:
• Os sintomas de seu bebê
• Toda sua história médica
• Alterações na alimentação ou hábito intestinal
• Alterações na temperatura corporal
• Uso de medicamentos e reações a estes
Conhecer e responder a estas questões poupará tempo de seu médico acelerando o pronto atendimento ao seu filho, reduzindo o estresse e melhorando a eficácia do atendimento de emergência.
Melhoras pra baby.Eu sempre me preocupo com Alice e basta um pico de febre eu já corro no médico, coisa de mãe louca kkk
ResponderExcluirAi, morro de medo viu desses dodois!! Melhoras pra nenem!!
ResponderExcluirDá uma aflição né? Aqui cuido muito. Espero que esteja sempre bem. Me dói ver ele doentinho.
ResponderExcluirBjs
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/