terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os últimos dias estão complicados...

Olá pessoal!
Afff! Os últimos dias estão complicados por aqui!
Bom, tudo começou na sexta-feira, quando fui dar banho no Pedrinho para ir ao colégio... Quando tirei sua roupa, seu corpinho estava tomado por erupções na pele... Horrível!
Liguei desesperada para o marido, e na seqüencia para o pediatra que imediatamente tratou de me acalmar, dizendo que possivelmente o Pedro estava apresentando um quadro de alergia alimentar. Medicado, foi liberado para ir ao colégio.
No sábado e no domingo as erupções apareceram novamente! Elas iam e vinham, coisa estranha.
Na segunda tratei de marcar um alergologista de urgência, consegui um encaixe numa médica muito boa aqui na minha cidade. Olhou o Pedro da cabeça aos pés, examinou ouvido, nariz, garganta... Quase virou o pequeno do avesso rsrs!
Resultado? Urticária aguda!
Decorrente do que? Não sabemos ainda! Eu suspeito do leite! Mas espero de coração estar enganada!
Pedrinho colheu material para exames (urina, sangue etc) e agora temos que aguardar os resultados.
Pode não ser nada (só uma urticária passageira) como pode ser tudo! A Dra. nos explicou que temos que ter calma, já que o Pedro é pequeno, e tem uma predisposição grande a alergias (eu e meu marido somos bem alérgicos).
Agora nos resta esperar os resultados dos exames, medicar o Pedro, cuidar para que ele não coce as lesões, e rezar, rezar muito para que não seja nada mais grave!


Urticária
Urticária popularmente conhecida como “empolamento” geralmente aparece de repente, de forma aguda. As crises começam com coceira na pele, imediatamente surgem as placas avermelhadas que podem atingir parte ou a pele toda e as lesões vão migrando pela pele. Nos casos graves ocorre edema de pálpebras, lábios, mãos, pés... e nos casos mais graves edema de glote dificultando a respiração e falta de ar. A coceira pode ser muito intensa e irritar muito a pessoa. È uma alergia que afeta 20% das pessoas pelo menos uma vez na vida.
Muitos casos de urticária são agudos e podem durar algumas horas até 8 semanas. Os casos considerados crônicos continuam as crises depois de 8 semanas. Os vergões aparecem em forma de placa, desaparece tempo depois e reaparecem em outra parte da pele. Elas tendem a piorar pela coceira. Cada urtiga dura menos de 24 horas.
Os disparadores mais freqüentes da urticária são as infecções, os medicamentos, alguns alimentos e aditivos alimentares, o frio, exposição ao sol, exercícios, doenças endocrinológicas... Em algumas pessoas a pressão do cinto e as roupas apertadas podem provocar urticária. A urticária pode ser uma resposta á infecção incluído resfriado comum, dores de garganta e outras infecções virais (mononucleose infecciosa, hepatite...).
Numa pessoa sensível a desenvolver urticária, as células do corpo liberam várias substâncias químicas, incluindo a histamina. A histamina é responsável pela coceira no paciente com urticária, e no sofredor de rinite alérgica provoca as coceiras (nariz, olhos, garganta e ouvido), coriza aquosa e lacrimejamento. O efeito da histamina é dilatar as paredes dos vasos sangüíneos permitindo que os líquidos saiam e resultando edema (inchaço) e coceira.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico do que causa a urticária é uma função do médico. A história clinica da urticária é muito importante e ela é que vai indicar quais as pistas para se chegar ao diagnóstico. Em muitos casos o diagnóstico está na cara, pois a própria pessoa identifica a causa. A pessoa comeu camarão ou tomou dipirona imediatamente surgem às urticárias ou edema de glote. A pessoa tem a percepção de causa e efeito.
Na maioria dos casos, são múltiplas as causas de urticária que ocorrem sem que a pessoa consiga entender o que está acontecendo e isso requer por parte do médico um trabalho de detetive e por parte do paciente paciência e persistência.

EVOLUÇÃO
Quando uma pessoa tem um episódio de urticária aguda, o uso do tratamento antialérgico para maioria dos casos a pessoa não volta a ter o desconforto novamente.
Pacientes com urticária crônica ou complicada por angioedemas (lábios, pálpebras, mãos, pés), dificuldade respiratória ou outros problemas mais sérios devem procurar ajuda médica urgente.
Quando procurar seu alergista, faça uma lista de medicamentos dos que faz uso regular ou tomado eventualmente, os alimentos que você suspeita e outros detalhes que considerar importante. A causa da urticária é como procurar uma agulha num palheiro. O alergista fará uma história detalhada a procura de pistas importantes para seu caso. Perguntará sobre a freqüência e gravidade dos sintomas, a história médica de sua família, medicação que está tomando, sobre seu trabalho e ambiente caseiro, doença em curso ou em tratamento. O alergista poderá revê-lo várias vezes a procura do fio da meada.
Em alguns casos podem ser necessário exames de sangue, de urina, raios-X. Testes alérgicos cutâneos. Nem sempre haverá uma ordem de pedido de procedimentos, vai depender de seu caso.

TIPOS DE URTICÁRIAS
Existem diferentes tipos de urticária. A urticária alérgica é a menos freqüente, porem mais freqüente nas crianças do que nos adultos. As causas das alérgicas envolvem o sistema imune e reagem contra alimentos, alguns remédios, infecções, picadas de insetos, transfusões de sangue, etc. Alimentos como, ovos, nozes, camarão, penicilina e sulfas são causas comuns de urticária alérgica ou imunológica.
Estudos científicos mais recentes têm sugerido que nos casos de urticária crônica pode envolver mecanismos auto-imunes quando o paciente desenvolve reação imune a componentes da própria pele.
As reações não alérgicas podem ser como:
* Dermografismo é um tipo de urticária que aparece quando a pessoa coça a pele, ficando as marcas dos vergões;
* Urticária induzida pelo frio aparece quando a pessoa é exposta à baixa temperatura. Exemplo: quando entra numa piscina ou coloca um cubo de gelo no braço;
* Urticária colinérgica é associada a exercícios, banho quente ou emoções negativas, é uma forma de urtiga que é relacionada com a liberação de certas substâncias químicas controlada pelo sistema nervoso, as quais ajudam a manter a pressão sangüínea e batimento cardíaco;
* Urticária por pressão desenvolve em função da pressão constante de roupas com elástico ou apertada e cintos ou sapatos apertados;
* Urticária solar aparece nas partes do corpo exposta ao sol, isso pode ocorrer poucos minutos após exposição ao sol;
Alguns casos de urticária não-alergica pode ser causada por AAS e possivelmente por certos corantes e/ou aditivos alimentares. Em muitos casos, em particular com a urticária crônica, a causa do problema pode não ser encontrada, e nessas circunstâncias chamada de urticária idiopática.
Certos tipos de urticária são mais dolorosas do que coçam, quando desaparecem deixam marcar na pele e as urtigas podem permanecer por mais de 24 horas. Em tais casos ou nos casos com suspeita, a biopsia da pele pode ser necessária para o diagnostico.

TRATAMENTO
A urticária é tratada da seguinte maneira, em primeiro lugar apagamos o incêndio, ou seja, utilizamos medicamentos para controlar as crises de coceira e de urtiga.
Assim que ficar controlada a crise, passamos a procurar a causa que desencadeou as crises. Nessa parte do tratamento exige paciência e perseverança por parte das pessoas envolvidas e no caso de criança do responsável para auxiliar o médico na procura da substância que desencadeou as crises de urticária. Se causa pode ser identificada, o melhor tratamento é evitar a substância que desencadeou a urticária.
Se houver suspeita de um alimento ele deve ser evitado, isso exige a leitura do rótulo do produto, os alimentos preparados em casa ou restaurante procurar saber quais foram os ingredientes usados.
Muitas pessoas na tentativa de diminuir a coceira tomam muito banho com sabonete ou passam álcool na pele para aliviar as crises de urticária esse tipo de conduta acabam piorando a coceira da pele, pois o uso exagerado de sabonete e de álcool resseca a pele agravando a urticária. Evite enxugar a pele esfregando a toalha vigorosamente, pois podem desencadear crises de urticária.
O sucesso da identificação da causa da urticária crônica varia de pessoa a pessoa, de médico para médico e de acordo com os hábitos da população. O diagnóstico pode demorar meses e alguns casos anos e é por isso que medicação é feita durante o período que se fizer necessário.



Fonte: http://www.clinicabiel.com.br/alergias.php?cod=2

13 comentários:

  1. Calma Mari, confie que tudo vai dar certo. Assim que souber de algo nos avise. Estarei rezando por aqui.

    Beijoca

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Ai Mari, sei o que é esse susto.
    Lucas teve ano passado lembra?
    Na maioria das vezes não se tem certeza do que realmente causou. O Lucas fez o teste da alergia mas não acudou nada. Ou seja, teve reação alergia naquela epoca depois não teve mais.
    Vai saber o que era. Rs
    Espero que no Pedrinho tb seja só passageira sem precisar se privar de nada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. aaaiiiiiiiiiiiii amiga tadinho.... esses guris não dão sossego né.....quando agente menos espera aparecem com uma coisa.
    beijosssssssssssssss e se deus quiser vai ser só uma alergiazinha q logo vai melhorar

    bjussssssssss

    ResponderExcluir
  4. Mari, estarei torcendo para que ele fique bom logo, e, para que não seja nada demais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Aff, ninguém merece! Esses pequenos "adoram" nos dar esses sustos e nos deixar em pânico, mas não há de ser nada muito grave, alergia tem controle embora seja uma coisa muito chata. Depois esses calorões que tem feito ajudam a piorar tudo.
    Espero que fique logo tudo bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tadinho do Pedrinho...estarei orando por ele.
    Mari confie que vai dar tudo certo.

    bjocas em vcs

    carla e miguel

    ResponderExcluir
  7. Nossa Mari, assusta mesmo né...a Beatriz teve e voltou a ter uma alergia que não descobrimos do que é até hoje...é tipo alergia de contato só aparece na região da boca...umas bolinhas vermelhas...
    tenha fé em Deus e td vai ficar bem! bjão

    ResponderExcluir
  8. Espero que os exames tragam notícias suaves.
    E que o Pedrinho se recupere rápidamente.
    bjk

    ResponderExcluir
  9. Qdo. os pais são alergicos, sempre acaba sobrando algo pros "pequenos", mas fé em Deus que não vai ser nada, derrepente foi algo que ele comeu e acabou dando essa reação toda.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ô, Mari... Imagino a sua aflição! Se Deus quiser, não vai ser nada! Tô aqui torcendo por isso! Beijocas!

    PS: Estou voltando aos poucos à vida virtual...rs

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari.
    Eu tive urticária gigante bem pequena também. Um super susto, claro!
    Mas medicando as coisas ficam mais tranquilas.

    Melhoras para o pequeno Pedro.

    um beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tb ando sumida por causa do trabalho, mas hj venho visitar o site e fico sabendo do estado do Pedrinho. Estamos tristes mas confiantes que em breve ele vai ficar bem. Imagino como fica sua cabeça! mas fica tranquila que o Pedrinho é forte e logo vai ficar bem. Bjus Vivi & Clarinha

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu tenho urticária emocional e alimentar. Anos para descobrir, mas agora controlo facilmente evitando determinados alimentos industrializados e medicamentos como a Dipirona, relaxantes musculares, ácido acetil, Aspirina e que contenham tartrazina e corante bordeaux. TB evito amendoins, castanhas, avelãs... Os condimentos como mostarda, katchup, biscoitos recheados, miojo e queijos com fungos. Nescafé, Nescau, carne suina, extrato de tomate, cogumelos, conservas, mortadelas, embutidos... e semre leio os rótulos dos industrializados. Melhoras para ele.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts