sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A influência dos desenhos animados


Desenho - Meu amigãozão


Todo mundo já passou pela fase de ficar horas e horas em frente à televisão, se divertindo com desenhos animados. Para cada geração, novos desenhos surgem, com mais heróis, mais cores, mais ação e aventura.

Mas, o que a maioria dos pais não sabe, é que os ingênuos desenhos podem influenciar em muito no desenvolvimento dos filhos.
Assistir a desenhos animados possibilita e motiva a criação e a construção do imaginário infantil acerca do mundo que as crianças fazem parte. "Possibilita novas formas de criar e imaginar o mundo, oferecendo ferramentas para construí-lo e favorecem a problematização e resolução visual de temáticas que, no espaço ‘real’, a criança tem dificuldades de compreender, como nascimento, morte, família e relacionamentos", explica a pedagoga Patrícia Ignácio, mestre em educação em estudos culturais.
Ela afirma que os desenhos têm o poder de influenciar o comportamento das crianças já que, assistindo-os, elas tendem a imitar seus personagens favoritos. "As narrativas, o desfecho dos episódios e as temáticas colocadas em evidência compõem importante espaço pedagógico que, de forma prazerosa, lúdica e envolvente, organizam e difundem uma gama importante de significados, que balizam as formas de ser, estar e se relacionar em sociedade". É como quando a criança aprende a falar. O modelo que ela segue são os pais e, imitando a fala deles, ela desenvolve a própria habilidade.
Patrícia diz que não há uma idade certa para que as crianças possam ser expostas à influência da programação televisiva, visto que, tanto elas quanto os adultos buscam personagens das telinhas para se espelharem na vida real. O problema maior são os tipos de conteúdo aos quais os pequeninos são submetidos. "Desde pequeninos as crianças estão vulneráveis às informações colocadas em evidência pela televisão. Quanto mais jovem a criança for, menores serão os juízos de valor construídos, para contestar comportamentos e atitudes", afirma a profissional, que é especialista em supervisão escolar na educação básica.
Por isso, o melhor mesmo, recomenda a profissional, são aqueles desenhos considerados educativos, que apresentam como tema central valores importantes a serem desenvolvidos, como ética, solidariedade, preservação do meio ambiente e diálogo. São esses temas que ajudarão a ensinar às crianças como viver em sociedade.
Patrícia também adverte: "Independente da idade da criança, alguns desenhos podem estimular a violência. Alguns, ainda enaltecem a imagem, a moda e a beleza e podem estimular o ‘policiamento’ infantil com relação aos seus corpos. Programas que colocam em evidência o consumo, enquanto identificador social, podem estimular o consumo desenfreado. Portanto, evitá-los na programação das crianças seria uma ótima dica".
Embora os desenhos animados ocupem uma grande parte do psicológico das crianças, eles não são os únicos. "Estudos mostram que a influência da televisão no comportamento das crianças é relativa. Família, escola, grupos sociais são variáveis que afetam e interferem na forma como as crianças assimilam o conteúdo expresso nas narrativas das programações", explica a pedagoga, que também coordena os cursos de pedagogia e Pós-Gradução do Instituto Superior de Economia e Administração, em Recife, Pernambuco
Patrícia aconselha que, para um desenvolvimento saudável, os pequeninos devem aprender a dividir o seu tempo com diversas atividades. "O ideal e saudável é estabelecer uma rotina diária onde as crianças possam desenvolver atividades físicas, lúdicas, horário de estudos - para os que já estão na escola - e que as mesmas tenham um horário para dormir por volta das 20h. Desta forma, o tempo dedicado à programação televisiva ficará restrito e o contato diário com o desenho animado não será excessivo".
Além disso, os pais devem orientar os filhos tendo uma participação significativa no desenvolvimento crítico dos pimpolhos. "Mais importante do que proibir a televisão é educar o olhar dos telespectadores infantis. É essencial que os pais se posicionem como mediadores, que discutam e relativizem os conteúdos da televisão com seus filhos, ajudando-os a compreender os conceitos apresentados e a sua relação com a vida cotidiana", encerra a pedagoga.
Por Tissiane Vicentin (MBPress)
Fonte: Vila Mulher

5 comentários:

  1. Olá Mari tava cá saudade...rs...rs..
    Adorei essa matéria sobre desenho animado.
    Com certeza nossos fofos amam esses desenhos pois as cores na telinha ficam lindas e chamam muito a atençaõ deles e ainda com movimento eles adoram. Ai a gente aproveita pra colocar uns desenhos que ensinam as crianças a dispertarem seus movimentos, fala, cordenação, etc. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post,muito exclarecedor.
    Miguel ama desenhos, mas só deixo ver discovery kids e Tv Rá Tim Bum, mas mesmo assim fico observando o conteudo dos episódios.

    bjocas

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  3. Como eu não tenho tv a cabo e aqui onde mora só pega o sinal da globo, evito deixar a tv à disposição das crianças. Ao invés disso, prefiro os DVD's e coloco filminhos infantis, patati-patatá, galinha pintadinha e cocoricó. Elas adoram e sempre aprendem algo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tudo na medida certa tem sua parcela de contribuição positiva. A Mi perto de completar 1 ano ficava ligada em um programa denominado TV Bebê que mostrava formas, cores, objetos, animais...
    Atualmente o DK é o preferido, o conteúdo é legal.
    bjk

    ResponderExcluir
  5. OI Mari,
    até que aqui em casa as meninas veem pouca TV. Agora a Sofia está na fase do Peixonautas. Faço questão de acompanhar o interesse delas e avaliar a programação.
    Mais um texto ótimo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts