terça-feira, 10 de março de 2009

Pedro e o Papai

Ultimamente o Pedro anda muito apegado com o papai...
Acorda no mesmo horário que ele, fica seguinho o papai por todo lado, quarto, banheiro… muito engraçado…
Quando o papai sai, às vezes fica chorando… ô dó!
Ele já reconhece o pai como alguém que "não é a mamãe" mas que é tão importante quanto ela em sua vida.
E lendo sob esse comportamento, descobri que isso somente se dá nessa fase pois é só agora que ele começa a ter noção e efetivamente descobrir o pai como pessoa presente e importante em sua vida.
Agora, o mais legal é que isso tem a ver também com essa fase em que ele vai começar a falar. Ou melhor, esse contato com o pai vem na hora exata e vai ajudar o bebê a desenvolver seus pensamentos e vontades e tentar transformá-los primeiro em palavras e depois em frases. Isso porque a mãe tem aquela tendência de ler o pensamento do bebê e lhe dar tudo antes mesmo que ele peça, o que faz com que a comunicação verbal da criança demore mais a se desenvolver. Assim, o aumento do contato do bebê com o pai (e com outras pessoas, lógico!), que não lê os pensamentos do filho como a mãe, faz a criança sentir essa necessidade de comunicação.

"AUMENTAR O CONTATO DA CRIANÇA COM O PAI – OU OUTRAS PESSOAS PRÓXIMAS – É UMA FORMA DE SOLTAR A LÍNGUA. A CRIANÇA PRECISA FORMULAR IDÉIAS E SENTIMENTOS ANTES DE ARTICULAR PALAVRAS. OS NOVOS CONCEITOS SÃO CRIADOS A PARTIR DA VIVÊNCIA, E NADA MELHOR DO QUE CONVIVER COM VÁRIOS UNIVERSOS PARA APRENDER COISAS NOVAS" - Revista Pais e Filhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts