sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eu vi, eu vi uma gatinha!


Beatriz, 8 meses e meio, acaba de se tornar oficialmente uma bebê que engatinha.
Faz algumas semanas que a Bia tem se arrastado pela casa como uma minhoquinha (barriguinha no chão), algumas vezes se movendo de bumbum (como uma sapinho)... Dias atrás assumiu a posição cachorrinho, mas nada de ir para frente, só conseguia dar ré rsrs.
Ontem finalmente ela se soltou e conseguiu engatinhar pra frente - coisa fofa!
No início os movimentos estavam lentos, tremidos, mas a cada tentativa tem melhorado sua nova habilidade. 
Hoje pela primeira vez engatinhou por seu quarto todinho, além de perseguir o irmão e seus brinquedos rsrs. O mais engraçado é que tem momentos em que ela tenta engatinhar rapidinho, acaba se atrapalhando e se esparramando no chão.

Evento: Beatriz engatinhou!
Quando: dia 25/10/2012
Onde: Área externa da casa da vovó Nini
Quem presenciou: Mamãe, Pedrinho e tio Tiaguinho

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ele será criança só uma vez

"Respira. Serás mãe por toda a vida. 
Ensine as coisas importantes. As de verdade. A pular poças de água, a observar os bichinhos, a dar beijos de borboleta e abraços bem fortes.
Não se esqueça desses abraços e não os negue nunca. Pode ser que daqui a alguns anos, os abraços que você sinta falta, sejam aqueles que você não deu. 
Diga ao seu filho o quanto você o ama, sempre que pensar nisso. 
Deixe ele imaginar. Imagine com ele. 
As paredes podem ser pintadas de novo, as coisas quebram e são substituídas. Os gritos da mãe doem pra sempre. 
Você pode lavar os pratos mais tarde. Enquanto você limpa, ele cresce. 
Ele não precisa de tantos brinquedos. 
Trabalhe menos e ame mais. 
E, acima de tudo, respire. 
Serás mãe por toda a vida.
Ele será criança só uma vez" 

(Anonimo)
retirado da Internet / Facebook

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sobre como viver - Homenagem aos professores

“Tudo o que hoje preciso realmente saber sobre como viver bem, aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
As  coisas que aprendi:
1. Compartilhe tudo;

2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros;
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o limite dos outros;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco… desenhe… pinte… cante… dance… brinque… trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto;
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem… nós também.

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como são verdadeiros. Pense como o mundo seria melhor se todos nós tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós!
O importante é aproveitar o momento e aprender a sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver.”
texto de Robert Fulghum

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Lá vem ele, o dentinho

Dias atrás notei que a Bia estava mais irritadinha, comendo pouco... Também teve um processo febril (que eu acreditava ser sinal de um resfriado que não apareceu), além de notar que a pequena mexia muito em sua orelhinha.
Ás vésperas de completar 8 meses, eis que surge ele, bem pequenino, apenas as pontinhas aparecendo, o primeiro dentinho "incisivo central inferior" da Beatriz, a razão de todos esses "sintomas" que mencionei acima.

O blog Pediatrio publicou um post com 10 perguntas e respostas sobre os primeiros dentinhos do bebê, selecionei algumas, mas se quiser saber mais confira aqui o post completo.

Por volta do segundo trimestre de gestação, começam a se formar os primórdios dos dentes, dentro da gengiva do bebê. Ao nascimento, já há todas as raízes e por volta do quarto mês de vida, os dentes estão cobertos pelo esmalte dentário. Na maioria dos bebês, os dentes começam a nascer a partir do sexto mês, mais frequentemente por volta dos oito meses. Os primeiros dentes que nascem são os incisivos centrais inferiores, ou seja, os dois dentinhos centrais na gengiva de baixo. Aproximadamente um mês após estes primeiros dentes surgirem, nascem os dois dentinhos centrais de cima, os incisivos centrais superiores. Não é raro nascerem junto os laterais superiores e a criança passa a ter quatro dentes superiores. Em seguida, nascem os incisivos laterais inferiores, seguidos dos primeiros molares, que são dentes bem grandes mais no fundo da boca. Após os molares, vêm os caninos, que são pontudos e ficam entre os dentes da frente (incisivos) e os molares. Após os dois anos, nascem os segundos molares, completando a coleção. Ao final, há vinte dentes de leite, por volta dos três anos.

Apesar de algumas crianças poderem ter sua dentição se iniciando nesta idade, isto é raro. Todas as crianças passam a babar muito por volta do quarto mês de idade, porque nesta fase existe um grande aumento normal na produção de saliva. Algumas chegam até mesmo a engasgar com este excesso salivar. Isto não se relaciona com a chegada dos dentes nesta fase.

Há uma grande variação na época em que os primeiros dentes começam a nascer. Em média os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses, porém, a partir de um mês de idade até um ano e meio considera-se um período normal para o nascimento dos primeiros dentes. Ou seja, aos nove meses, um bebê sem nenhum dente é perfeitamente normal.

A literatura médica não costuma relacionar sintomas de febre, resfriados ou diarreia com o nascimento dos dentes. Porém, na prática, o que se observa é que, em algumas crianças, na fase em que nascem os dentes, há sintomas concomitantes. Geralmente são sintomas leves, como o intestino mais solto, com assaduras frequentes, por exemplo. Há crianças que parecem ter uma queda de resistência nesta fase, ficando mais suscetíveis a apresentar viroses respiratórias, como resfriados. Nestas situações, a febre costuma acompanhar o quadro. Portanto, uma criança com febre alta ou uma diarreia intensa, necessita de uma avaliação pediátrica, não sendo correto atribuir-se tudo aos dentes que estão nascendo. Nestes casos, provavelmente há uma infecção.

Sim, esta é uma verdade. Na fase de nascimento dos dentes, é muito frequente as crianças puxarem a orelha, ou enfiarem o dedinho dentro da orelha, como se algo estivesse incomodando. Na verdade, isto ocorre porque a dor se reflete da região dos dentes para a orelha. Mas a criança continua alegre e animada. Se a criança tem uma infecção de ouvido, além da dor, há febre alta e persistente, com prostração, além do incômodo na região da orelha.

Há crianças que realmente sofrem muito nesta fase. Muitas deixam de comer, não conseguem aceitar a colher e voltam a só querer leite. Outras, não aceitam mais alimentos sólidos e só querem papas. Algumas crianças voltam a babar muito e acordam chorando no meio da noite. É curioso observar como há variação de uma criança para a outra. Já vi crianças no consultório com oito dentes nascendo ao mesmo tempo e a mãe nem sabia, de tão tranquila que a criança estava. Infelizmente, outras, sofrem dente a dente.
O que fazer? Basicamente, deve-se tentar amenizar a dor. Para isto, há dois tipos de recursos: os anestésicos tópicos, tipo Nenê dent, ou os analgésicos por via oral, tipo Acetaminofen ( Tylenol, Pratium) ou Ibuprofeno (Alivium, Doraliv), este último para os maiores de seis meses.

Se a intenção é aliviar a dor na hora da refeição, pode-se aplicar uma quantidade pequena de gel anestésico, uns quinze minutos antes de oferecer a comida, para que a gengiva já esteja mais amortecida. Se a necessidade é de se manter a dor controlada por várias horas, como durante a noite, o melhor é dar uma dose de medicamento por via oral, cuja duração é mais longa.
Dar mordedores para o bebê sempre pode ajudar. Os mordedores que têm gel e vão para o congelador, acabam fazendo um bom efeito, porque o geladinho acaba também aliviando a dor.

Logo que os dentes nascem, deve-se iniciar sua higiene, com uma escovinha macia e água. Eu costumo indicar a escova de dentes da marca MAM, que é bem pequena e macia. Não é necessário o uso de creme dental nesta idade tão precoce. A simples escovação é suficiente para manter os dentes limpos. Logicamente, se for possível, a escovação após todas as refeições é sempre indicada. Porém, o horário mais importante para se escovar os dentes da criança é o horário noturno, uma vez que durante a noite a produção de saliva é muito baixa, facilitando o aparecimento de placas bacterianas. Depois que a criança escovou os dentes, não deveria mais comer ou beber nada. Há crianças que mamam para dormir e dificilmente se consegue escovar seus dentes após adormecerem. Neste caso, se for dado leite após a escovação, a recomendação é que seja leite puro, sem açúcar ou qualquer produto adicionado ao leite.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Leia para uma criança

Tem um monte de histórias que estão esperando para serem lidas - e eu já faço parte desse movimento. Ler para uma criança não é apenas desenvolver a imaginação e criatividade dela, mas é ajudar a transformar uma geração que um dia irá cuidar do Brasil. Participe você também. Peça a sua coleção Itaú!

Histórias podem mudar a história de uma criança
Crianças que ouvem a leitura de histórias aprendem melhor, desenvolvem a capacidade de se expressar e se comunicar com os outros.

Ler para uma criança contribui para a garantia de seus direitos
Quando um adulto lê para uma criança, oferece a ela o acesso à cultura, ao lazer e à educação. Além disso, a leitura aproxima o adulto e a criança e possibilita que compartilhem bons momentos.

As crianças de hoje cuidarão do país amanhã
São 18 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos que definirão o futuro do país daqui a 30 anos.

Você pode ser um grande leitor
Aventure-se e leia. Ao ouvir sua leitura, a criança vai se familiarizando com a linguagem, construindo seu vocabulário e ampliando sua capacidade de compreender o mundo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Natação - uma nova paixão

Pedro, desde muito pequeno tem uma forte atração por água, se sentindo muito a vontade na piscina. Adora "nadar", e acabou desenvolvendo um método próprio de mergulho, baseado em suas observações rsrs. Confesso que quando o levava ao clube ficava um tanto tensa pela ousadia do pequeno, que insistia em praticar seus tchibums (mergulhos). 
Pensando nisso, e principalmente nos outros benefícios que o esporte proporciona, matriculei o Pedrinho numa escola de natação. Ele iniciou as aulas duas semanas atrás.
Logo na primeira aula ele já demonstrou gostar muito. Chegou a ficar super triste por não ter aulas todos os dias.
Nessa última quinta, com um frio terrível, ele se negou a faltar da aula (que acontece as 10h da manhã). Acabou sendo o único da sua turma a marcar presença, e aproveitou muito a exclusividade rsrs.
Espero que o prazer por essa atividade física perdure.
Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts