terça-feira, 29 de novembro de 2011

Solidão de mãe

A maternidade é uma solidão sem tamanho. Depois da festa do batizado, os conhecidos desaparecem. Podem até elogiar o bebê e fazer voz infantil em encontros esporádicos. Firma-se uma segregação silenciosa e terrível. É imposição de que a mãe saiba o papel naturalmente e possa suportar a desvalia. Enxergam o filho como um troféu, porém não reparam que o campeonato está no início. Talvez.
Nenhum homem entenderá, mesmo que seja participativo. O humor muda, o corpo perde a sua rigidez e fica tão cansado que nem encontra estímulo para o sexo.
Parece que não haverá saída. Mesmo com a babá, uma escapadela de quinze minutos e já se estará telefonando apavorada para casa, pedindo relatos detalhados dos últimos instantes.
Instala-se a culpa, culpa social de aproveitar a vida, pavor social de que possa vir a ser acusada de negligente. Claro que são fantasmas. Fantasmas da vulnerabilidade.
Ainda bem que ela tem um trabalho para pensar em outra coisa e se sentir útil. Imagina o que sofreram nossas avós?
Adianto, é uma fase provisória. Não é desperdício de tempo, ainda que raros a valorizem. O filho crescerá e descobrirá isso com seus próprios olhos.
Não desanime e procure se distrair. Estabeleça horários para a sua diversão, mesmo que seja um cinema sozinha ou um passeio no parque.
A questão é preservar o raciocínio, a confiança e o humor.
Diante das dificuldades, verbalize e destile veneno. Fale o que a incomoda de cara ao marido ou aos familiares, sem deixar que a preocupação se transforme em raiva reprimida.
A risada e a espontaneidade desestressam.
Não será o jornal ou a fofoca no cabelereiro que a deixarão feliz – se bem que eu não conseguiria viver sem os dois.
O primeiro passo é fortalecer a estima, comprar – por exemplo – flores que sejam para desperta a mudança. Ou escrever um diário para sujar bastante papel e exorcizar a carência.
Não aguardar, guardar as gentilezas.
Não se deixar levar pela rotina, como se não houvesse a possibilidade de algo novo em seu dia.
Não vale se confinar no quarto e se desculpar por antecipação, pois ninguém a entenderá.
Quantas vidas enfrentam uma situação semelhante? Os amigos surgirão da vontade de convivência, da empatia, da identificação, do seu bem-estar. Os amigos são seduzidos, assim como os amores.

A exclusividade apaga a personalidade.

Viver para o filho não é bom: deve-se aprender a viver com ele.

(Fabrício Carpinejar - O Amor esquece de começar – Crônicas /2006)

domingo, 27 de novembro de 2011

Reta final

Bom, eis que hoje completo 28 semanas de gestação. Estamos no terceiro trimestre, chegando à reta final desta gravidez.
Dentro de poucas semanas poderemos conhecer a Beatriz!
A gravidez continua super tranquila, claro que os questionamentos que falei aqui continuam, mas fisicamente estou muito bem.
A Bia continua super ativa, mexendo bastante, e é bem engraçada ver a barriga ir de um lado para o outro.
Sei que estou devendo imagens da barriga, mais vai ter que ficar pra outro post, prometo que em breve terei fotos!


domingo, 20 de novembro de 2011

Na montanha-russa

A luz no fim do túnel está ficando cada vez mais forte... Faltam cerca de 11 semanas para a chegada da Beatriz. Esse é o ponto da montanha-russa no qual você joga seus braços para o ar e grita como se não houvesse amanhã. Uhuuu!!!

É, realmente estou no ponto mais alto da montanha-russa-gravídica.

Será que vai dar tempo de fazer tudo?
Me pego dia após dia lendo e relendo minha lista dos preparativos para a chegada da Bia, e confesso: não compramos quase nada pro enxoval dela! Que chegue logo dezembro, e junto dele um 13º bem gordinho porque vou me acabar!
Ops... Dezembro? Festas de fim de ano se aproximando? Faltam 35 dias para o Natal!

E esses pesadelos?
Essa semana comecei a ter pesadelos, daqueles loucos, onde o bebê nasce antes da hora, com o marido/pai viajando, sem a mãe ter preparado o enxoval da cria. Simplesmente enlouquecedor! Quem dorme depois disso?

E enquanto isso continuo com meu mantra: Tudo dará certo! Tudo ficará bem!

sábado, 12 de novembro de 2011

Meu príncipe!

"Quando eu tiver minha filha, vou ensina-la que príncipes encantados existem sim, mas não como nos livros, como nos contos de fadas.
O verdadeiro príncipe encantado, na maioria das vezes não tem um cavalo, ou até um carro, mas isso não importa, ele vai até a sua casa a pé, só pra ver você.
O príncipe encantado não precisa ter as melhores roupas, roupas de gala, pra ser um príncipe. Ele tem que tratar uma garota bem, com respeito, sem magoa-la.
Vou ensinar a minha filha, que o príncipe deve ser gentil, e trata-lá com carinho. Que o verdadeiro príncipe é fiel, não trai, não machuca o coração da princesa.
Direi a ela, porém, que encontrar um príncipe é muito difícil, não irei iludi-la, como fizeram comigo.
E se ela perguntar se já conheci um príncipe, terei a felicidade de dizer que sim, e que ela pode ter orgulho em chamar o meu príncipe, de pai."

Tiago, nesse dia especial, o dia do seu aniversário, queria te agradecer por ser esse homem incrível. Você que tem sido, ano após ano (e quantos deles já passamos juntos hein?) o meu melhor amigo, meu lindo namorado, o marido mais maravilhoso, e acima de tudo, o melhor pai que nossos filhos poderiam ter/escolher.



"Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo

É o meu amor..." (Tribalistas)

Amamos você!
Mari, Pedrinho e Beatriz

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mãe faz cada coisa...

"Mãe é aquele ser estranho, louco, capaz de heroísmos, dramas e breguices com a mesma fúria; paga mico, escreve carta para Papai Noel, se faz passar por fadinha do dente, coelho da páscoa, cuca, pede autógrafo para artistas deploráveis assiste a programas, peças, shows horríveis, revê milhares de vezes os mesmos desenhos animados, conta as mesmas histórias centenas de vezes, vai pra Disney e ADORA!
Mãe faz escândalo, tira satisfação com professor, berra em público, dá vexame, deixa a gente sem graça, compra briga; é espaçosa, barulhenta, tendenciosa, leoa, tiete, dona da gente. Mãe desperta extremos,ganas, irrita, enlouquece, mas... É mãe.
Mãe faz promessa, prestação, hora extra, pra que a gente tenha o que é preciso e o que sonha. Mãe surta, passa dos limites, às vezes até bate, diz coisas duras; mãe pede desculpas, mortificada... Mãe é um bicho doido, louco pela cria. Mãe é Visceral!
Mãe chora em apresentação de balé, em competição de natação, quando a filha menstrua pela primeira vez, quando dá o primeiro beijo, quando vê a filha apaixonada no casamento, no parto... Xinga todo e cada desgraçado que faz a filha sofrer, enlouquece esperando ela chegar da balada, arranca os cabelos diante da morte...Mãe é uma espécie esquisita que se alterna entre fada e bruxa com um naturalidade espantosa. É competente no item culpa e insuperável no item ternura, mas pode ser virulenta, tem um lado B às vezes C, D, E... Mãe é melosa, excessiva, obsessiva, repulsiva, comovente, histérica, mas não se é feliz sem uma. Mãe é contrato: irrevogável, vitalício instransferível! 

Mãe lê pensamento, tem premonição, sonhos estranhos. Conhece cara de choro, de gripe, de medo; entra sem bater, liga de madrugada, pede favor chato, palpita e implica com amigos, namorados, escolhas. Mãe dá a roupa do corpo, tempo, dinheiro, conselho, cuidado, proteção. Mãe dá um jeito, dá nó,dá bronca, dá força. Mãe cura cólica, porre, tristeza, pânico noturno, medos. Espanta monstros, pesadelos, bactérias, mosquitos, perigos. Mãe tem intuição e é messiânica: Mãe salva. Mãe guarda tesouros, conta histórias e tece lembranças. Mãe é arquivo!
Mãe exagera, exaure, extrapola. Mãe transborda, inunda, transcende. Ama, desmama, desarma, denota, manda, desmanda, desanda, demanda. Rumina o passado, remói dores, dá o troco, adora uma cobrança e um perdão lacrimoso. 
Mãe abriga, afaga, alisa, lambe, conhece as batidas do nosso coração, o toque dos nossos dedos, as cores do nosso olhar e ouve música quando a gente ri. Mãe tem coração de mãe!
Mãe é pedra no caminho, é rumo; é pedra no sapato, é rocha; é drama mexicano, tragédia grega e comédia italiana; é o maior dos clássicos;é colo, cadeira de balanço e divã de terapeuta... Mãe é madona-mia! É deus-me-acuda; é graças-a-deus; é mãezinha-do-céu, é a mãe,é minha- e- eu- mato -quando- quiser; é a que padece no paraíso enquanto nos inferniza... Mãe é absurda e inexoravelmente para sempre e é uma só: não há Mistério maior! Só cabe uma mãe na vida de uma filha... e olhe lá! Às vezes, nem cabe inteira. Mãe é imensurável!
Mãe é saudade instalada desde o instante em que descobrimos a morte.
Mãe é eterna, não morre jamais. Bicho estranho, entranha, milagre, façanha, matriz, alma, carne viva, laço de sangue, flor da pele. Mãe é mãe, e faz cada coisa..." 

(Texto de Hilda Lucas) 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mudamos!

Olá pessoal!
Como muitos já devem saber, nossa família está crescendo, agora além do pequeno príncipe Pedro, em breve a bonequinha Beatriz também fará parte desse cantinho.
Com isso, andei pensando bastante, e resolvi mudar o nome do blog, até agora chamado de "Mundo do Pedro" para "Mamãe Coruja". Aproveitei para reformar o nosso espaço, deixa-lo mais colorido.
Espero que gostem das mudanças!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Você pode nos ajudar?

Olá pessoal!
Gostaria de solicitar uma ajudinha...
Uma grande empresa está desenvolvendo um espaço virtual onde nós, mamães e papais poderemos nos relacionar, trocar de experiências, dicas e ideias de como educar crianças felizes, ativas e saudáveis. 
Para isso, gostaria que participasse ajudando a selecionar os nomes (para o site) que você gosta. Se quiser também pode comentar quais seriam suas primeiras impressões ao se deparar com um site com esse nome.
Vamos lá?


Qual, ou quais nomes você gosta mais?

Aventuras da parentalidade

Parquinho das mamães

Mãe com mãe (se entende)

Mundo das mães

Mothersfera

Destino mãe

De mãe para mãe









terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pedro e seus times

Bom, aqui em casa não somos muito de futebol... Na verdade temos nossos times preferidos, mas raramente assistimos a algum jogo, mas creio que por influencia do meu pai e irmãos, desde criança eu torço para o Palmeiras. Da mesma forma meu marido torce para o Santos. As vezes perguntamos para o Pedro que time torce e ele sempre responde que é para o Palmeiras, mas para não chatear o pai acaba dizendo que pro Santos também.

Enfim, hoje durante um banho quentinho, Pedro estava escrevendo seu nome completo no box do banheiro.
Curiosa, perguntei quem mais em sua turminha do colégio sabia escrever o nome  e ele me disse que outro amigo, o "Fulano" também conseguia... Perguntei se assim como ele o amiguinho sabia escrever o nome e sobrenome.
- Sim, ele escreve "Fulano de Tal..."
Eu perguntei se ele sabia que o nome completo desse amigo era "Fulano de Tal dos Santos". Empolgado, no mesmo momento me disse:
- Mamãe, eu também sou o Pedro dos Santos... E do Palmeiras também, né?


P.s: O nome do amiguinho não foi divulgado para manter a privacidade.
Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts