quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mais uma do Pedro!

Esse foi uma das conversas que eu e o Pedrinho tivemos hoje pela manhã.


- Pedro, guarda seus Hot Wheels na caixa por favor?
- Agora não posso, tô muito ocupado!
- Ocupado fazendo o que filho????
- Tô muito ocupado assistindo desenho!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pérola: Com um pé só!

Dia desses Pedrinho estava subindo a escada de casa pulando.
Eu lhe disse para parar de pular, que ele estava parecendo um Saci, e sabe o que tive que ouvir?
- Não mamãe! Eu estou pulando com os dois pés. O Saci tem um pé só, você não sabe?
É filho, eu sei... Eu sei! rsrs

sexta-feira, 13 de maio de 2011

"BULLYING NÃO É NADA DISSO"

Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos ao abusar desse termo? Alarmar os pais
Há muita gente que não aguenta mais ouvir falar de bullying. O assunto é tema de reportagens nos jornais diários de todos os tipos, nas revistas semanais, nas prateleiras das livrarias, nas bancas de revistas, na internet etc.
Já conseguimos esvaziar o sentido dessa palavra e seu conceito de tanto que a usamos e de tanto fazer associações indevidas com o termo.
Basta um pequeno drama ou uma grande tragédia acontecer, envolvendo jovens, que não demora a aparecer a palavra mágica. Agora, ela serve para quase tudo.
Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos com o abuso que temos feito dele? Alarmar os pais com filhos de todas as idades.
Agora, a preocupação número um deles é evitar que o filho sofra o tal bullying. O filho de quatro anos chega em casa com marca de mordida de um colega? Os pais já pensam em bullying. A filha reclama de uma colega dizendo que sempre tem de ceder seu brinquedo, ou o filho diz que tem medo de apanhar de um colega de classe? Os pais pensam a mesma coisa.
Alguns deram, por exemplo, de reclamar que a escola que o filho freqüenta tem, no mesmo espaço, estudantes de todas as idades e dos vários ciclos escolares.
Então agora vamos passar a considerar perniciosa a convivência entre os mais jovens porque há diferença de idade entre eles? Decididamente, isso não é uma boa coisa.
As crianças e os jovens aprendem muito, muito mesmo, com o convívio com seus pares mais novos e mais velhos. Ter acesso a alguns segredos da vida adulta pelas palavras de outra criança ou de um adolescente, por exemplo, é muito mais sadio e interessante do que por um adulto. Um exemplo? A sexualidade.
Outro dia ouvi um diálogo maravilhoso entre uma criança de uns dez anos e um adolescente de quase 16. O assunto era namoro. Em um grupo, os mais velhos comentavam suas façanhas beijoqueiras com garotas. A criança ""pelo que entendi, ele era irmão de um dos mais velhos"" passou a participar da conversa querendo saber detalhes do que ele chamou de beijo de língua e ameaçou começar a também contar suas vantagens.
Logo a turma adolescente reagiu, e um deles falou que ele era muito criança para entrar no assunto. E um outro disse, sem mais nem menos: "Agora você está na idade de ouvir essas coisas e não de fazer, está entendido?". O menor calou-se e ficou prestando a maior atenção à conversa dos maiores, sem intervir.
Imaginei a cena se tivesse acontecido com o garoto de dez anos e adultos. Não seria nada difícil que eles dessem atenção ao menino, que quisessem saber e fornecer detalhes a respeito das intimidades que podem acontecer num encontro entre duas pessoas. Muito melhor assim do jeito que foi, não é verdade? Com a maior simplicidade, o garoto foi colocado em seu lugar de criança e nem se importou com isso, mas, mesmo assim, pôde participar como observador da conversa dos mais velhos.
Conflitos, pequenas brigas, disputas constantes acontecem entre crianças e jovens? Claro. Sempre aconteceram e sempre acontecerão.
Mas esses fatos, na proporção em que costumam acontecer, não podem ser nomeados como bullying. Fazer isso é banalizar o tema, que é sério. Aliás, isso tudo acontece sem ultrapassar os limites das relações civilizadas se há adultos por perto. Essa é nossa questão de sempre, por falar nisso.
O verdadeiro bullying só acontece em situações em que os mais novos se encontram por conta própria, sem a companhia e a tutela de adultos, sem ainda ter condições para tal.
Caro leitor: se você tem filhos, não os prive da companhia de colegas diferentes no comportamento, na idade etc.
Esses relacionamentos, mesmo conflituosos, são verdadeiras lições de vida para eles que, assim, aprendem a criar mecanismos de defesa, a avaliar riscos e, principalmente, a reconhecer as situações em que precisam pedir ajuda.

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Homenagem de "Dia das Mães" no colégio do Pedrinho

Bom, ontem no fim da tarde aconteceu a homenagem ao "Dia das Mães" no colégio do Pedrinho.
Foi uma bela apresentação!
O tema para as apresentações foi "bolsa de mãe". É isso mesmo, a bolsa onde carregamos nosso "mundinho"... A bolsa que vai conosco para a maternidade (cheia de fraldas, mamadeiras, roupinhas), para o mercado, para as férias...
A turminha do Pedro apresentou a música "Fui no mercado". Muito lindo! Pedrinho como sempre arrasou rsrs.

Pra quem quiser assistir ao vídeo, o Pedrinho é o 3º menino (da direita para esquerda).


"Gostaria de parabenizar a coordenação e todas as professoras da educação infantil e 1º ano pela homenagem que prestaram às mamães. Todas as crianças, cada uma ao seu jeito, estavam fofas e mostraram seu talento numa apresentação muito linda e animada.
Em especial gostaria de agradecer a Anna e a Carla, professoras dedicadas do meu Pedrinho... A dança foi uma graça! Estou encantada!
Foi um fim de tarde de muita alegria, orgulho e emoção. Parabéns!"


Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts