terça-feira, 31 de agosto de 2010

A fase dos Porquês!

Pedrinho está começando a famosa fase dos porquês.
Isso mesmo! Aos seus 2 anos e 5 meses ele já está me deixando enlouquecida com tantos porquês, porquês, porquês...
Constantemente ele questiona "o que é", "quem é", "porque é" determinada coisa ou pessoa. Apesar de um pouquinha cansativa, é muito divertida toda essa curiosidade do menino!
Por volta dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem.
Isso ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve.
A partir dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes à esses. Muitas vezes as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
É importante que as pessoas em contato direto com a mesma devem ter paciência e respeito quanto às curiosidades do pequeno, ajudando-o a esclarecer suas dúvidas.
Essa curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas descobertas, aguçando sua percepção para o aprender.
Se a criança é tolhida pelo adulto, no momento em que faz perguntas, poderá perder o interesse, a vontade de descobrir coisas novas, ficando paralisada no seu processo de aprendizagem por medo ou insegurança.
Uma boa forma de amenizar as perguntas é devolvê-las para que a própria criança tente explicar, ou utilizá-las em momentos que esta não queira obedecer. Quando diz que não quer comer a mãe poderá perguntar-lhe o porquê, se não quer tomar banho poderá também utilizar uma pergunta e, assim, mostrar que nem tudo pode acontecer da forma como ela deseja.
E à medida que for compreendendo o mundo que a cerca deixará de questionar sobre as coisas do cotidiano. 


Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia

Selinho cultural - Eu leio com meu filho!


Ganhei este selinho de duas blogueiras queridas... A Carol, mamãe super coruja e talentosa (fez lembrancinhas lindas para o niver Isaac) do blog Viajando na Maternidade, e da Michelle, recém chegada ao Mundo do Pedro, mamãe superprotetora (como ela se auto-denomina) da Sofia, com um catinho super gostoso, o É legal e poético! Se você não as conhece, vale a pena dar uma passadinha pelos blogs para visitá-las!
As regrinhas para esse selinho são simples:
- Postar o selo;  Ok!

- Linkar o blog que te deu o selo; Ok!
- Compartilhar com a blogsfera algum livro que seu filho(a) goste muito e recomendar para as outras mamães e papais! Ok!
- Indicar outros cinco blogs para ganhar o selo. Ok!


Um dos primeiros livros que comprei para o Pedro foi o "Bichinhos da Fazenda" - Coleção "Que som é esse?", da Editora CMS. Esse é certamente o livro que ele mais gosta, companheiro nos momentos de leitura do pequeno. É um livro para crianças menores (de até 3 anos), que contém botões com sons de 6 bichos diferentes (para que a criança aprenda o som e relacione a figura), super fofo! Vale muito a pena!




Indico esse selinho para:
Paula do Poesia do Bem
Paty, do Nutrição e Cia
Carol, do Viva o Gabriel

domingo, 29 de agosto de 2010

Passeio - Colônia Witmarsum


Ontem fomos conhecer a Colônia Witmarsum, na cidade de Palmeira-PR. Mais precisamente conhecemos Bauernhaus (restaurante alemão), que pode ser traduzido como a Casa do Colono, uma propriedade tipicamente colonial, com todas as suas sensações, aromas e sabores.
No Bauernhaus temos a disposição um restaurante com comidas típicas, uma fábrica de defumados e uma loja onde encontram-se lingüiças, produtos defumados, artesanatos, vinhos, geléias, entre outros produtos da colônia Witmarsum.
Foi um passeio maravilhoso!
Após um delicioso café colonial (e alguns quilinhos a mais) pudemos conhecer um pouquinho da vida no campo, ter contatos com diversos animais (vaca, cavalos, bezerros, galinhas, avestruz, ganso, coelhos, pintinhos, pônei, ovelhas, entre outros), alimentá-los, tirar leite da vaca (na verdade só o maridão se habilitou rsrs), selar um cavalo. Também vimos a horta da fazenda.
Pela primeira vez o Pedro andou a cavalo, e em um pônei também!
Para terminar o passei, tivemos um almoço incrível (e mais quilinhos extras), preparados na panela de ferro servidos no fogão à lenha, com direito EISBEIN (joelho de porco), feijão e lingüiça da casa, entre outras delicias.
Pedrinho ficou encantado por essa nova experiência! Ele nunca havia tido esse contato com animaizinhos da fazenda, então achou incrível! E nós também!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sorteio no quartinho da Dany!


Gente olha só que legal!
Quartinho da Dany está sorteando 1 CD e 1 DVD Descobrindo o Mundo com Mozart e 1 CD e 1 DVD Descobrindo em Inglês.

Vamos participar?

Selinhos

Meninas, faz um tempão de não tenho postado por aqui os selinhos recebidos.
Hoje resolvi vir aqui e fazer jus a estas "homenagens" tão carinhosas.

Vou começar pelo "Quer que eu te olhe assim?"

Este selinho super legar, recebi da Claudia, do Blog da Clauo que eu adoro e da queridíssima Ioly, do Verdades de Mãe! Obrigada meninas!

E as regrinhas básicas são indicar 5 blogs amigos e responder a perguntinha fatal do selinho: PRA QUEM OU EM QUE SITUACAO VOCE TERIA PRAZER EM OLHAR COM OLHOS DE GARFIELD?

Quem me acompanha aqui no Mundo sabe que eu venho enfrentado alguns "probleminhas" de família (quem não os tem?). Esse olhar com certeza iria para aqueles familiares bestas, que se acham no direito de interferir na vida alheia, de nos envolver em seus problemas.

*****************************************************************



Esse eu também ganhei da Ioly, do Verdades de Mãe.

As regras:
1- Criar um artigo sobre o prêmio 
2- Criar um link do blog que o indicou
3- Indicar outros blogs para a Sunshine Award 
4- Informar aos indicados sobre o prêmio, deixando um comentário em seus blogs. 

O selo Prêmio Sunshine Award destina-se a homenagear, premiar e reconhecer o trabalho de milhares de blogueiros em todo o brasil. É o reconhecimento pelo esforço de manter um conteúdo de qualidade e sempre atualizado.

**********************************************************************************************
O último (mas não menos importante) selinho, "Porque amo ser mãe", recebi da Selma do Filho precioso... e da Ju, do Mil faces de Juliana que é super bacana.

As regrinhas são:
Indicar quem lhe deu o selinho. Ok!
Dizer em 5 tópicos (só 5? vou tentar!) por que vc ama ser mãe.
Indicar 5 amigas para receber este carinho tb!!!
1- Porque redescubro o mundo todos os dias através dos olhos do meu filho.
2- Porque meu filho é meu melhor projeto, trabalho. A melhor coisa que já fiz na vida!
3- Porque amo ouvir meu filho dizer: "Mamãe, te amo do tamanho do céu".
4- Porque não existe nada mais maravilhosos do que o beijo, o cheiro, o carinho de um filho.
5- Porque sendo mãe, me tornei uma pessoa muito melhor!

*****************************************************************
As indicadas para receber estes selinhos são:
Bia, do Idéias de Mãe
Fernanda, do Mãe da Lulu
Juliana, do Casa da Ju
Nathi, do Éramos três
Carol, do Viva o Gabriel
Michelle, do É Legal, é Poético!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Movimento comente mais!



Quantas vezes você visita um blog, lê um post interessante, a mão coça para comentar, mas sai sem deixar nenhum comentário? Eu confesso que faço isso diversas vezes nos blogs em que acompanho.
Assim como eu, sei que muitas das leitoras fazem a mesma coisa e isso é um hábito ruim. Tudo que um blogueiro quer, é um retorno sobre o que ele está escrevendo, mesmo que seja para crítica, sugestão ou só para trocar uma ideia.

O movimento é para conscientizar todas nós (isso me inclui) da importância de deixar um comentário quando visitamos um blog, porque é através dos comentários que a interação acontece, as ideias surgem e com isso vamos melhorando o conteúdo, sempre!
Então quer fazer parte do movimento? Copie o selo se tiver um blog e se não tiver #comentemais!!!! :) 

* Este post foi escrito por BLOG DAS GURIAS em parceria com o blog@SacolaPhyna (se for blogueira e quiser aderir, pode copiar o post também)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Manifesto pelo direito de amamentar!


Manifestamos pelo direito de amamentar a cria, sem ser pressionada por profissionais da saúde mal formados ou parentes bem intencionados, a substituir por mamadeira, o alimento que só o seu peito pode dar.
Assine!!!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pedrinho e os "ites"

Olá!
Já fazem algumas semanas que o Pedro vem apresentando quadros alérgicos. Muita tosse, nariz entupido e/ou escorrendo, noites mal dormidas... Cada semana tentamos um tratamento diferente.
Não bastasse sofrer de rinite alérgica, na sexta-feira Pedrinho apresentou sintomas de conjuntivite alérgica. Como o medicamos (com orientação médica sempre!) no comecinho da inflamação, o quadro não se desenvolveu.
Esta noite porém, meu pequeno sofreu bastante. Quase não conseguimos dormir, fiquei andando a noite toda com o menino no colo, que reclamava muito de dor no ouvido. O único momento que conseguimos cochilar um pouquinho foi quando o medicamento para dor fez efeito. Logo pela manhã o levei ao pediatra que diagnosticou: Mariana, o Pedro está sofrendo de "vários ites". Como ele é alérgico, e o tempo seco não está ajudando, o quadro de rinite virou também sinusite, otite, laringite, conjuntivite... Ufa!
O tratamento? Antibióticos!
Mas tenho certeza que com esse tratamento o Pedro irá melhorar!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

700 MÃES UNIDAS PELA VALORIZAÇÃO DA MATERNIDADE





Olá! Apesar de um grande sucesso, e o Manifesto chegar a marca de 700 assinaturas, ele ainda precisa ser lido por centenas de pessoas. Até porque temos consciêncida de que somente PARTE das centenas terão a iniciativa de assiná-lo. Não é qualquer pessoa que se dispõe a fazer diferente, a colaborar e, detalhe, não é qualquer pessoa que acredita em manifestos, que reconhecem que manifestos ainda são um instrumento crucial para mudança social. Você, que já assinou o manifesto, sabe disso.
Muita gente já perdeu a fé em si mesmo há um tempão. E manifestar junto exige crença, paixão, utopia e garra. Só sonhadores mudam o mundo, mesmo que a mudança não seja pra eles. Eu quero um mundo melhor pra amanhã, mesmo que eu não esteja aqui em carne e osso.
Se você também quer fazer parte da construção do mundo de amanhã, vamos começar dentro de casa? Então, assine o manifesto. É o meio de mostrarmos que estamos juntos pela valorização da maternidade consciente. ASSINE AQUI O MANIFESTO PELA VALORIZAÇÃO DA MATERNIDADE ou acesse o site http://www.grupocria.com.br/
(texto retirado do blog Desabafo de Mãe)


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Essa tal fimose

Hoje vou falar de um assunto que me incomoda desde o nascimento do Pedro.
Ele, assim como muitos outros meninos nasceu com a tal fimose. Mas afinal, o que é fimose? Pesquisei um pouquinho e achei no site Bebe.com.br uma matéria bem legal, explicando tudinho. Para ler na integra, clique aqui.
O que é fimose? 
Os especialistas a classificam de duas formas. Uma delas é a chamada fimose fisiológica e todo bebê do sexo masculino nasce com ela - afinal, os meninos vêm ao mundo com uma pele, o prepúcio, grudada à glande, a cabeça do pênis. "A fimose fisiológica não é motivo de preocupação desde que não provoque a obstrução do fluxo urinário e, como consequência, uma infecção", explica o pediatra Nivaldo de Souza, da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Paulo, na capital paulista. "Por volta de 1 ano e meio, o prepúcio já começa a se abrir, mesmo sem que ocorra a exteriorização da glande." A fimose propriamente dita é diagnosticada quando há uma espécie de anel apertando essa extremidade, o que impede que o prepúcio seja recolhido.

No caso do Pedro estou utilizando pela segunda semana uma pomada chamada Postec. A pomada deve ser utilizada durante 3 semanas, mas no caso do Pe especificamente já na primeira semana de uso notei uma melhora significativa. O preço da pomada Postec é meio salgadinho, em média R$70,00 a embalagem com 20g.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

São só duas gotinhas!





Acontece amanhã, dia 14 de Agosto a 2ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. Pais e responsáveis devem levar crianças com menos de 5 anos para se vacinarem contra a paralisia infantil. Com o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, o objetivo da campanha é manter a erradicação da paralisia infantil no Brasil. 

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sorteio no blog Mãe Mochileira, Filho Malinha

A Ana do Mãe Mochileira, Filho Malinha, com parceria da Bia da NAMES 2 GLUE, está com promovendo um super sorteio de Volta as aulas.
Você não vai perder vai?
Eu já corri lá!

domingo, 8 de agosto de 2010

SER PAI - escrito por Papai Tiago

Há alguns dias atrás, pensando no Dia dos Pais, pedi ao Tiago para escrever alguma coisa sobre SER PAI para ser publicado hoje, nesse dia tão especial.
Então hoje a postagem é dele!
Sensação indescritível esta de ser PAI.
Não é como se pudéssemos definir isso em uma palavra ou um adjetivo, seria necessário criar um novo termo para isso.
SER PAI é valorizar sua própria vida, pois você precisa dela agora mais do que nunca para cuidar de seu filhotinho.
É mudar de atitude em tudo, dirigir com segurança, não discutir no transito, não ultrapassar em faixa continua, não dirigir acima da velocidade. É enfim, respeitar todas as leis de transito, pois agora você leva a coisa mais importante de sua vida contigo, seu pequeno.
SER PAI é estar motivado mais do que nunca, pois agora você precisa fazer o seu melhor, para dar todas as melhores condições de vida para seu menininho crescer.
É procurar sempre ser correto, equilibrado, atencioso e bondoso, pois você é modelo agora, seu filho será como você e sua responsabilidade é deixar um legado para um mundo melhor.
SER PAI é ter atenção, pois o tempo passa rápido e você pode se arrepender no futuro de não ter passado tempo suficiente com seu filho, e ter sempre saudades de quando ele era pequenino, assim, é preciso dedicar todo tempo possível a seu filhinho.
SER PAI é ensinar seu filho a ser honesto e solidário, a brincar e aproveitar a vida, a sorrir, a ser feliz, a ser forte, responsável e ser empreendedor e competente, pois no futuro muitas pessoas podem depender dele.
SER PAI é ter medo de que seu filho se machuque, é protegê-lo.
Enfim, SER PAI é ser abençoado pela divindade, é celebrar a vida. É ser feliz, é ser completo.
Conte comigo filho, por toda sua vida, sempre que precisar.Te amo!
PAPAI TIAGO

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quem vai ao pediatra volta tranquilo!

Para se ter uma vida longa e saudável, os cuidados devem começar desde o nascimento. Os benefícios que tem um bebê bem assistido, sobretudo nos primeiros 12 meses, se prolongam por toda a vida futura.
É por isso que a Nestlé Nutrição Infantil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançou a campanha “Quem vai ao pediatra volta tranquilo”, para conscientizar os pais da importância de visitar regularmente um médico especialista em crianças e, assim, valorizar o profissional.
A campanha foi lançada no dia 8 de outubro, durante o Congresso Brasileiro de Pediatria, em Brasília e conta com peças publicitárias na mídia impressa, mídia online e mídia aeroportuária e exterior.
O slogan da campanha é: “Consulte seu pediatra regularmente. Saúde para seu filho. Tranquilidade para você”.
O pediatra é o profissional capacitado para orientar os pais na prevenção de doenças  visando sempre o desenvolvimento saudável da criança. A Nestlê enfatiza e incentiva os consumidores a terem hábitos saudáveis e esta campanha serve para esclarecer os pais para que sempre tomem decisões conscientes e levem a criança ao médico.
No site da Sociedade Brasileira de Pediatria é possível encontrar muitas informações sobre saúde, e também diversas orientações para os pais, saiba mais visitando o site no link abaixo:


Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts