terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Faltam 7 semanas…

Contagem regressiva… Faltam 7 semanas! Agora são 33 semanas…
Meses atrás, o Pedrinho estava todo enrugadinho, mas agora ele engordou e está fofo, fofo. Sua pele ficou bem mais macia. O lanugo, a fina camada de pêlos que recobria seu corpo, também começou a cair. Os ossos estão ganhando mais resistência e, nesta semana, o peso do pequeno alcançou os 2 quilos. Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de (aproximadamente) 43 centímetros. Por fim, ele é um verdadeiro dorminhoco, mas quando abre os olhinhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga.
Inúmeras vezes ao dia, sinto os deliciosos, e às vezes doloridos, chutes do nosso bebê.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

TREINANDO PRA SER PAPAI E MAMÃE

Exercícios práticos para treinamento de futuros pais e mães: (O grau de dificuldade de cada exercício é equivalente a tratar de uma criança com um ano de idade):

*Vestindo a roupinha:
Compre um polvo vivo de bom tamanho e vá colocando, sem machucar a criatura, nesta ordem: fraldas, macaquinho, blusinha, calça, sapatinhos, casaquinho e toquinha. Não é permitido amarrar nenhum dos membros. Tempo de execução da tarefa: uma manhã inteira.

*Comendo sopinha:
Faca um buraquinho num melão, pendure o melão no teto com um barbante comprido e balance-o vigorosamente. Agora tente enfiar a colherinha com a sopa no buraquinho. Continue até ter enfiado pelo menos metade da sopa pelo buraquinho. Despeje a outra metade no seu colo. Não e permitido gritar. Limpe o melão, limpe o chão, limpe as paredes, limpe o teto, limpe os móveis a volta. Vá tomar um banho. Tempo para execução da tarefa: uma tarde inteira.

*Passeando com a crianca:
Vá para a pracinha mais próxima. Agache-se e pegue uma bituca de cigarro. Atire fora a bituca, dizendo com firmeza: Não. Agache-se e pegue um palito de picolé sujo. Atire fora o palito, dizendo com firmeza: Não. Agache-se e pegue um papel de bala. Atire fora o papel de bala, dizendo com firmeza: Não.Agache-se e pegue uma barata morta. Atire fora a barata morta, dizendo com firmeza: Não. Faça isso com todas as porcarias que encontrar no chão da pracinha. Tempo para execução: o dia inteiro.

*Passando a noite com o bebê:
Pegue um saco grande de arroz e passeie pela casa com ele no colo das 20 as 21 horas. Deite o saco de arroz. Às 22:00 pegue novamente o saco e passeie com ele até às 23:00. Deite o saco e vá se deitar. Levante às 1:30 e passeie com o saco até 2:00. Deite o saco e você. Levante às 2:15 e vá ver a Sessão Corujão porque não consegue mais pegar no sono. Deite às 3:00. Levante as 3:30, pegue o saco de arroz e passeie com ele até }às 4:15. Deitem-se os dois (cuidado para não usar o saco de travesseiro). Levante as 6:00 e pratique o exercício de alimentar o melão.Não desanime e nem chore…



Repita tudo o que disser, pelo menos cinco vezes. Repita a palavra NÃO a cada 10 minutos, fazendo o gesto com o dedinho. Gaste uma pequena parcela do seu orçamento (70%) com leite em pó, fraldas, brinquedos, roupinhas. Passe semanas a fio sem transar, sem ir ao cinema, sem beber, sem sair com amigos. Nao fiquem tristes e podem treinar tudo tranquilos, pois a felicidade de ser mãe e pai, supera tudo isso e muito mais! rs…

Está chegando a hora…

Estava me lembrando das primeiras semanas de gestação, quando não sabia se podia acreditar que a gravidez era certa… Quando meu corpo mostrava poucos sinais da vida que esperava… Que diferença podem fazer alguns meses!
Já são 33 semanas de espera… e o fim desta viagem especial já se aproxima…
Parece que foi ontem, ao mesmo tempo parece que foi há séculos.
É engraçado… O sono voltou e a ansiedade também. Fico louca pra ver o rostinho do Pedrinho e fico pensando com quem será que se parece? Como será o cabelo e a cor dos olhos? Ai, ai o jeito é esperar…

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Contagem regressiva: Faltam 9 semanas

Estamos na 31ª semana.
Quarta fomos fazer mais um exame ultrassonográfico para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
O Pedro está pesando 1741g. Muito gorduchinho!!!
O médico fez (em alguns momentos) o ultra-som em 4D. Tirou fotos do rostinho do nosso bebezinho… Ele é lindo!!! A cara da mãe… rss
O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.
Li que o bebê movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas estou sentindo os movimentos cada vez mais fortes.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Aniversário do meu pai…

Dia 11 de Janeiro…
Aniversário do meu pai…
Meu pai é um grande homem (com alma de menino)… de uma generosidade sem fim… dificilmente o vimos de cara feia, de mau humor…
Mas é principalmente aquele que nos ensinou acima de tudo sermos honestos, caridosos, humildes e muito mais humanos. Aquele que nos ensinou o quanto as pequenas simplicidades da vida têm valor e como somos felizes quando temos no coração a pura bondade. Que Deus dê ao meu pai muita saúde, muitas alegrias e muito mais de tudo que ele têm nos dado por toda nossa vida!
…que Deus o abençoe e o conserve sempre assim, um paizão para nós…
Te amo!
Mari

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Minha gravidez…

...vai indo muito bem… estou bem barrigudinha…
Agora já me sinto bem pesada… levanto muitas vezes a noite para ir ao banheiro… já está começando a ficar difícil para dormir…
Mas tenho curtido muito esses momentos de grávida… adoro minha barriga… fico radiante quando o Pedro se mexe… estou contando os dias para o nascimento dele…
A partir desta semana, o bebê receberá muitas defesas do organismo da mãe. Elas irão ajudá-lo a lutar contra infecções no nascimento, estendendo-se pelos seus primeiros meses de vida.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Por que Pedro???

Depois de ouvir inúmeras vezes esta pergunta: Por que vocês escolheram o nome Pedro para o bebê??
Aqui vai a explicação para o mistério…
Na verdade, não aconteceu nada miraculoso, misterioso, no processo de escolha do nome…
Eu e o Ti gostamos muito de nomes simples e fortes. Quando engravidamos, decidimos procurar um nome assim. O primeiro nome que pensamos foi Pedro.
Alguns significados:
Pedro: Significa pedra. Indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano.
Pedro (Latino-Aramaica) Firmeza, sólido.
Hesita sempre no campo emocional, embora seja gentil por natureza. Irrequieto e sensível, mantém os pés assentes no solo. Perfeccionista, segue a sua intuição e sensibilidade, embora seja severo e reservado.
Pedro - vai trazer uma grande força de vontade (e teimosia também, porque ele sabe exatamente o que quer), e uma certa inquietação e impaciência, juntamente com a necessidade de agir rapidamente e ver logo o resultado dos seus esforços. Tem ainda senso prático, o pé no chão e ligação com a terra, além da busca de segurança e a habilidade de construir estruturas sólidas em sua vida. Estes potenciais podem estar presentes, mais tarde, em sua vida profissional ou ele pode mesmo buscar profissões em que possa utilizar estas tendências de maneira mais direta, como a administração, economia, engenharia, ou mesmo agronomia e agricultura. Quando pequeno, gostam muito de brinquedos em que ele possa aprender a montar e desmontar coisas, como lego e quebra-cabeças, além, é claro, de todos os relógios e controles de tv da casa.
Satisfeitos???

domingo, 6 de janeiro de 2008

Novidades!!!

Ontem fomos para Curitiba para comprar os móveis do quartinho do Pedrinho.
Compramos o berço, colchão, a cômoda, o armário, jogo de berço… São lindos!!!
Pena que a mamãe aqui se esqueceu de levar a máquina pra tirar algumas fotos dos móveis (que só chegarão em 30 dias).
Agora só falta comprar…
- Roupinhas
- Bolsa para maternidade
- Banheira
- Toalhas
- Edredon/ Cobertor
- Abajur
- Fraldas, muitas fraldas…

Ai, ai, ai…
Falta muita coisa, não é mesmo???
Mas aos pouquinhos chegaremos lá!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Consulta Pré Natal

Ontem fui mais uma vez à minha consulta pré-natal… O pior momento é a pesagem… fico tensa… morro de medo de ter engordado muito…
Dito e feito… engordei nesse mês mais do que deveria!!!
…confesso que fiquei um pouco decepcionada porque não poderia ter engordado nada… ou quase nada…
A Dra Cristiane me consultou, olhou meus exames, mediu minha pressão, minha barriga e ouviu o coraçãozinho do Pedro…
Disse que está tudo bem com o bebê… que a pressão está boa, mas que preciso consumir mais ferro…
Quando cheguei em casa tive vontade de chorar por causa do meu peso…fiquei triste… mas fazer o que agora???
Vou tentar diminuir o consumo de doces, cortar o refrigerante (minha ruina) e tentar não engordar tanto…
Mas o mais importante é que meu Pe está cheio de saúde e é só com isso que devo me preocupar nesse momento…

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Estamos com 7 meses…

Estamos com 7 meses…
… e 7 é um número mágico, misterioso, divino. São 7 as cores do arco-íris, 7 notas musicais, 7 pecados capitais, 7 maravilhas do mundo antigo, 7 mares, 7 continentes, 7 dias da semana e 7 planetas. 7 eram também os anões da Branca de Neve. E, de acordo com a Bíblia, Deus criou o mundo em 6 dias e no sétimo descansou. Dizem ainda que todo casamento tem a crise dos 7 anos e toda criança que se preza, pinta o 7. Sendo assim, depois de 7 meses na barriga, o Pedro:
"…repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto". Fonte: Clínica FGO

Coisas de grávida

“Sentir um bebê mexer dentro do ventre é a sensação mais gostosa que a mulher pode ter…" E uma das mais doloridas também, rs.
Ontem parecia que o Pedro estava tentando sair por ali mesmo, cavando um buraco na minha barriga!!!
Existem mais coisas que mudam na vida da gestante além das dores aqui e ali…
- entre elas, ter que ouvir mil histórias de como foi o parto de outras mães, e de todas as dores horríveis que elas sentiram.
- ouvir como sua vida, seu casamento e sua conta bancária vão mudar daqui pra frente.
- ser paparicada o tempo todo. Não permitirem que você se abaixe pra pegar um objeto que caiu no chão ou subir e descer escadas.
- tentar convencer as pessoas de que seu filho não vai nascer com cara disso ou daquilo por você não querer aceitar um pedaço daquilo que estão comendo na sua frente, e que você não está com vontade de experimentar, por mais que o outro insista.
- ouvir histórias sobre como a lua e outros elementos da natureza influenciam na data do parto.
- fazer do banheiro o seu segundo lar, se não por conta do seu estômago é por causa da bexiga.
- descobrir que quase todas as mamães que você conhece engordaram apenas metade do que você já engordou.
- que seu filho vai ser assim ou assado, fazer isso ou aquilo
- ouvir as sábias frases… eu já passei por isso!
Mas o mais engraçado é, apesar de tudo isso, sentir-se a pessoa mais feliz do mundo e ter a certeza de estar vivendo um dos momentos mais importantes da sua vida.

Pergunta do dia!!!

Hoje, estava eu conversando com o Guiguinho, e ele me fez uma pergunta que nem minhas afilhadas de 3 e 4 anos tinham me feito ainda….
- Por que o seu filho vai se chamar Pedro?

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Nove meses

Dá pra acreditar? Nove meses!
Já que o enxoval já foi comprado, as preocupações práticas diminuem e começa uma nova que irá acompanhá-la e crescer até o grande dia: o parto.
De repente você se dá conta que o bebê, que era tão miudinho no início, vai ter que sair do tamanho de uma melancia, e isso envolve um montão de coisas relacionadas à sua saúde e a do bebê.
Se no começo as histórias de terror versavam sobre má formação fetal, aborto, e até o mês anterior, parto prematuro, agora você passa a ouvir as histórias mais escabrosas sobre partos que deram errado, em que mãe e/ou bebê morreram.
Normal e cesariana, ambas as escolhas são questionadas por gente que jura ter um argumento irrefutável - e uma história horripilante – para tentar te convencer. A verdade é que cada mulher é diferente, e cada gravidez também. Conceitos de dor mudam de ser humano para ser humano, e todo o contexto psicológico influencia bastante nas impressões dessa hora tão particular e íntima.
Quem defende o parto por cesariana geralmente se assume frouxa e diz não se arrepender, diz ter tido um pós-parto maravilhoso e conhecido umas cinco que sofreram quase até a morte por parto normal. Quem defende o parto normal – que de fato é biologicamente melhor – se sente uma super mãe, diz que a dor é suportável e honrosa (!), e que a cesariana gerou em algumas de suas amigas ou em alguns de seus partos anteriores, um pós cirúrgico traumático e bebês com problemas que vão das vias respiratórias a problemas mentais.
Bem, e você fica no meio disso tudo…
Se desde o começo já se posiciona e se prepara para um determinado tipo, ótimo, se não, endoida, todo dia muda de decisão e não toma decisão nenhuma.
Ao final, percebe que seja qual for sua decisão você tem o DIREITO de ser respeitada. Não será melhor ou pior mãe por ter um parto cesáreo, não será uma louca que ignora os benefícios da ciência se optar pelo parto normal. Apenas tem de confiar em Deus e na própria intuição, no conhecimento que tem do próprio corpo e do seu médico. Pesquisar, perguntar, é ótimo, mas no fim, é você quem vai para a maternidade, e deve ir sem culpas e sem receio, que qualquer medo só vai atrapalhar sua vida, então não permita que ninguém faça terrorismo com um momento que é tão seu e do seu bebê.
Eu, no fim do oitavo mês, havia decidido pelo parto normal. Porém no último ultra, constatamos uma circular de cordão no pescoço do Pedro, e a minha médica, embora não desautorizasse o parto normal, me falou dos riscos de um cordão curto e de falta de oxigenação para o bebê, que são riscos bem remotos (muuuutios bebês nascem com circular de parto normal todos os dias e muito bem nascidos), mas que eu não quis correr.
Então decidimos por cesariana, com seus riscos também, com seus incômodos e tudo mais. Mas enfim fiquei em paz. Deixei isso meio a cargo de Deus, meio para última hora de propósito. Na verdade talvez eu não tenha aceitado totalmente que esta barriga carregada por tanto tempo vai embora… ela pesa, incomoda, dói mas… puxa, logo agora que eu estava começando a me acostumar!
Os nove meses são isso: você finalmente se acostumou ao barrigão e até parou de lamuriar tanto, aprendeu manobras incríveis com ele, ainda sente o gostinho de furar filas enormes sem remorso e faz o MAIOR SUCESSO quando anda pelas ruas, depertando olhares, sorrisos e bons presságios por onde quer que passe (crianças e velhinhos parecem mais hipnotizados pelo barrigão).
Mas tem que começar a se despedir dessa fase… da sua gravidez.
Ai, ai… que venha o começo de uma nova fase então!
É hora de começar a aterrizar no maravilhsoso mundo das fraldas descartáveis!

Feliz Ano Novo!

O bom de se estar grávida na virada do ano é que sabemos que os próximos doze meses serão realmente novos: teremos um filho! A vida vai mudar e será diferente – e muito mais divertida!!!
Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts